Projeto “Ser Capaz” do TJPB será apresentado durante encontro nacional em Cuiabá-MT
O Projeto “Ser Capaz”, do Tribunal de Justiça da Paraíba, será apresentado no II Encontro Nacional das Escolas dos Servidores e Gestores de Pessoas do Poder Judiciário, em Cuiabá-MT, e pode se transformar em modelo para todo o País. O evento será aberto, na tarde desta quarta-feira (15), pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Silvério Gomes. O Encontro termina na sexta-feira e reúne 52 participantes de 18 estados. O “Ser Capaz” será apresentado, nesta quinta-feira (16), na categoria Gestão de Pessoas.
O objetivo do Encontro Nacional é a troca de experiências com os servidores de outros tribunais. A equipe que vai representar o TJPB é formada pelo secretário de Recursos Humanos, Romero Cavalcanti; a coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais (Codes), Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos; e pela coordenadora acadêmica da Escola Superior da Magistratura (Esma), professora Fátima Pessoa.
Para Maria dos Remédios, o “Ser Capaz”, que é coordenado pelo juiz Euler Paulo de Moura Jansen, foi selecionado por ter se destacado como um dos mais eficazes no cumprimento da Meta 6 de nivelamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no ano passado. “A finalidade era capacitar o administrador de cada unidade judiciária, visando a efetividade, eficiência e celeridade da prestação jurisdicional”.
Ela afirmou, ainda, que o treinamento foi sucesso. “Desenvolvemos um trabalho que conseguiu envolver todo o público-alvo: desembargadores, juízes, analistas, secretários administrativos, coordenadores e assessores das 77 comarcas do Estado”,
O Projeto Ser Capaz é um dos que compõem o Planejamento Estratégico do TJPB e foi elaborado em cumprimento a Resolução n.º 70 do CNJ, com o objetivo de concretizar a Justiça por meio de uma prestação jurisdicional acessível, célere e efetiva. O “Ser Capaz” teve a meta de capacitar e aprimorar a prestação de serviços para possibilitar a implantação dos métodos de gerenciamento de rotinas; privilegiar o papel ativo do treinado na construção do conhecimento; e levantar ações práticas para atingir as metas estabelecidas no Plano Estratégico do TJPB.
Outros selecionados - Além do projeto paraibano, foram selecionados, na categoria Gestão de Pessoas, os do Distrito Federal e Territórios, Mato Grosso e Sergipe. Na categoria Corporativa, irão ser apresentados os projetos dos Estados do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia e Tocantins.
Por Fernando Patriota