Conteúdo Principal
Publicado em: 09/09/2019 - 17h18 Atualizado em: 09/09/2019 - 17h22 Comarca: Campina Grande Tags: Coordenadoria da Mulher, Projeto Papo de Homem

Quarta edição do Projeto Papo de Homem, do TJPB, inicia encontros na Comarca de Campina Grande

A quarta etapa do Projeto Papo de Homem, desenvolvido no Juizado de Violência Doméstica da Comarca de Campina Grande, teve início na última sexta-feira (6). O grupo reflexivo é destinado ao público masculino e discute a violência no ambiente doméstico. Desde a sua implantação, há três anos, o índice de reincidência entre os participantes do projeto é zero, conforme os dados do Juizado. A iniciativa é coordenada pela equipe multidisciplinar da unidade judiciária.

O titular do Juizado da Violência Doméstica em Campina Grande, juiz Antônio Gonçalves Ribeiro Júnior, explicou que, embora o projeto se destine aos agressores que respondem a processos na unidade, também permite a participação de outros homens. “Assim, durante conversas informais com seus amigos no jogo de futebol ou no bar, eles podem ser agentes multiplicadores desse grupo, que tem como objetivo o combate e o enfrentamento à violência doméstica”, afirmou o magistrado.

A psicóloga da equipe multidisciplinar do Juizado, Márcia Batista Bastos, relatou que, no primeiro encontro, os participantes se apresentam, contam suas histórias, queixas e firmam um compromisso de respeito e sigilo. Também é aplicado um questionário para avaliar o desenvolvimento do tema. “Aplicamos, também, no último encontro para comparar a visão do homem antes e depois das reuniões”, frisou.

Além da equipe multidisciplinar, participou como facilitador, ainda, o mestrando em psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Felipe Zeferino Pê, que mediou as conversas e reflexões. “Os agressores ficaram bastante temerosos por estar em um ambiente judicial. No entanto, com o diálogo, percebe-se a queda das resistências, quando também ficam evidenciadas as fragilidades do relacionamento e da posição de um homem em busca de referência”, comentou o psicólogo, acrescentando que o projeto permite que o homem possa refletir a forma de se relacionar, além de entender que os estágios da violência nem sempre são palpáveis.

O Papo de Homem será realizado em cinco encontros quinzenais e, ao final, será avaliado por cada participante, bem como pela equipe multidisciplinar.

Por Carolina Correia/Ascom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611