Roda de conversa reforça importância do cuidado da saúde da mulher e prevenção ao câncer
O cuidado com a saúde da mulher com foco na prevenção ao câncer foi o assunto principal da roda de conversa realizada, nesta quarta-feira (16), no Fórum do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de João Pessoa. O evento deu início a programação elaborada pela Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça da Paraíba para conscientizar mulheres e homens a se precaver contra o câncer de mama, útero e próstata. A ação tem o apoio da Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp).
Neste primeiro dia de ações, o tema foi “Cuidando de quem cuida” e a gerente da Gevid, Valéria Beltrão, ressaltou que a programação será bem vasta durante esses dois meses. “Hoje foi aqui no Fórum da Infância, amanhã teremos no Fórum de Santa Rita e, sexta-feira, teremos no Fórum Cível, que a gente fecha com abordagens integrativas na saúde da mulher, onde uma fisioterapeuta e uma nutricionista darão um foco bem específico nessas questões de atitudes saudáveis para prevenção e promoção da mulher, na saúde da mulher”, destacou.
Valéria Beltrão lembrou que as ações de cuidados com a saúde são constantes no Judiciário paraibano. “Temos continuamente focado nessa questão da prevenção e promoção à saúde, de servidoras, magistradas e colaboradoras em geral do Poder Judiciário da Paraíba. Não só aqui na Capital, mas no interior também. Estivemos em Guarabira. Fizemos os nossos acompanhamentos de saúde e também conversamos sobre esse tema”, comentou.
A presidente da Junta Médica do TJPB e médica da Gevid, Vânia Lisboa, foi a mediadora da roda de conversa e pontuou os assuntos abordados. “Esse foi um momento muito importante. Nós falamos aqui dos fatores de risco, com as probabilidades de câncer de mama. E falamos sobre os fatores preventivos, a prevenção primária, que é estilo de vida, qualidade de vida, alimentação, sono, fugir do estresse, enfim. Falamos também dos fatores de prevenção secundários, que são o exame de imagem, a mamografia, que é importantíssimo”, elencou.
Letícia Melo Hampel, servidora do TJPB, evidenciou a importância de receber informações sobre cuidados e prevenção. “Esse tipo de evento é fundamental porque externa a preocupação do Tribunal com uma melhor prestação judicial através do cuidado com o servidor. Nós servidores, enquanto pessoas que cuidam do que é público, também precisamos ser cuidadas e cuidados. O câncer é uma doença que precisa ser observada e dentro da rotina do Tribunal nós paramos alguns minutos para discutir a questão da saúde e do cuidado, não apenas das servidoras, mas de seus familiares, das pessoas com quem convivemos diariamente, isso é fundamental”, concluiu.
A diretora do Fórum da Infância e Juventude, juíza Antonieta Lúcia Maroja Arcoverde Nóbrega, participou do evento.
Por Nice Almeida











