Romero Marcelo participa das comemorações de aniversário do Memorial Parlamentar
Implantado em 2011, o Memorial Parlamentar é resultado de um trabalho iniciado em 2007 e tem por metodologia reunir toda a informação do Poder Legislativo da Paraíba; museal, arquivística e iconográfica, de imagem e som. Atualmente conta com um museu, um arquivo e uma biblioteca.
Para o desembargador presidente, a preservação de memória de Poder Legislativo é algo que deve ficar marcado pra sempre na história da sociedade paraibana. “A preservação de uma memória é a preservação não só do indivíduo, mas de sua cultura, do seu ser e sua essência”, ressaltou.
A solenidade foi aberta pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Marcelo. Na ocasião, o parlamentar afirmou que após a implantação do memorial, à população passou a ter acesso a um acervo de coisas que eram desconhecidas do cotidiano da até mesmo da casa de Epitácio Pessoa.
A programação festiva contou também com a assinatura de um Protocolo de Intenções com o Instituto Histórico da Paraíba e Academia Paraibana de Letras, além do Museu da Medicina, com o objetivo de desenvolver o projeto Biografias.
O objetivo do memorial é biografar todos os deputados, mostrando tanto sua produção legislativa quanto sua vida em torno da sociedade paraibana, conforme informou a diretora de Cultura da ALPB, Cida Lobo. “Todos esses homens foram eleitos com base nas ações que executaram ao longo dos anos no Estado e merecem ter a história das suas vidas registradas”, assegurou.
O projeto inicia com os atuais deputados da 17ª Legislatura. Outro projeto relevante que será lançado nesta quarta é o Cine História, um acervo de filmes e documentários históricos, com foco no Estado, que vão ganhar um espaço especial dentro da programação da TV Assembleia.
O Memorial está localizado na avenida Duque de Caxias, ao lado do prédio da Assembleia Legislativa, no Centro de João Pessoa.
Por Marcus Vinícius




