Conteúdo Principal
Publicado em: 28/08/2024 - 11h45 Atualizado em: 29/08/2024 - 18h02 Tags: Segurança da Informação, curso, ESMA

Segurança da Informação é tema de curso virtual para magistrados e servidores

Com o avanço veloz das novas tecnologias e em razão do dinamismo da Internet, as relações sociais começam a ser afetadas, já que esse novo ambiente gera fatos novos que desencadeiam, inevitavelmente, a necessidade de o Direito dar respostas aos conflitos que surgem. Assim, a Escola Superior da Magistratura (Esma) está promovendo o Curso ‘Segurança da Informação’.

A formação voltada aos(as) magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário estadual ocorre no período de 14 de agosto a 15 de setembro, na modalidade de ensino a distância (EaD). O curso é ministrado por Clézio Lima Azevedo, que é mestre em Ciência da Computação e perito em computação forense.

Clézio Azevedo ressalta que o objetivo do curso é trabalhar a conscientização da segurança da informação no nosso dia a dia, bem como é ledo engano a ideia de que essa segurança é algo institucionalizado e que esse tema é único e, exclusivamente, do setor de TI da instituição. “A Segurança da Informação tem que estar inserida no meu dia, nas minhas ações. Tenho que me preocupar quando efetuo um pagamento de um boleto que recebi no e-mail, ao acessar o wi-fi gratuito na praça de alimentação do shopping ou até mesmo quando coloco meu celular para carregar em uma tomada de USB, em algum lugar público”, disse.

Ainda segundo o tutor, para que se possa criar essa cultura de segurança, é preciso massificar o básico em treinamentos de conscientização. “Não mudaremos nossos hábitos do dia para a noite, mas com estratégias, cursos e treinamentos poderemos mudar. Ou seja, quando trazemos a importância da Segurança da Informação para a vida do servidor do Tribunal de Justiça da Paraíba, consequentemente estaremos levando segurança para o Tribunal também”, afirmou Clézio.

O curso tem caráter formativo e é realizado através do ambiente virtual da Esma, plataforma Moodle, e de uma plataforma de videoconferência (Google Meet/Zoom). A formação contará com cinco aulas síncronas com duração de 2h cada uma. As aulas síncronas abordarão os seguintes temas: Fundamentos de Segurança da Informação e Sensibilização, Engenharia Social e Phishing, Segurança no Ambiente Digital e Ferramentas de Proteção, Segurança em Dispositivos e Redes Wi-Fi e Gerenciamento de Senhas.

Por Marcus Vinícius

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611