Seminário sobre adoção de crianças e adolescentes excluídos será lançado pelo TJPB
Para mobilizar a sociedade e entidades governamentais na busca de famílias para adoção de crianças e adolescentes, excluídos da preferência dos adotantes, o Tribunal de Justiça da Paraíba lança, no dia 12 de maio, às 14h, no Auditório “Desembargador Francisco Floriano da Nóbrega Espínola”, Fórum Cível de João Pessoa, o Seminário Adoções Necessárias. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinju) do TJ. As vagas são limitas em 200 participantes.
Para mostrar sua preocupação com a importância do tema, o Tribunal mobilizou sua Secretaria de Recursos Humanos e as coordenadorias da Infância e Juventude e a de Desenvolvimento de Recursos Humanos, na divulgação do Seminário. A Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), da Corregedoria Geral da Justiça também apoia do evento.
De acordo com os especialistas em adoção, crianças maiores, adolescentes, afrodescendentes, com problemas de saúde, portadores de alguma necessidade especial ou grupos de irmãos são os que têm maiores dificuldades quanto da escolha no processo de adoção.
No Fórum Cível da Capital, os participantes vão poder assistir a palestra “O Papel da Sociedade na Busca Ativa pelas Adoções Necessárias”, ministrada pela vice-presidente do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de João Pessoa (Gead-JP), Lenilde Cordeiro Gonçalves.
Logo depois da palestra, haverá um período destinado à interatividade com o público, exibição de um vídeo e depoimentos sobre adoções necessárias. Em seguida, sob a coordenação do corregedor-geral de Justiça, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, acontece uma mesa redonda, da qual vai participar magistrados, promotores e representantes da Ceja, sobre o tema: “O papel das organizações governamentais na busca ativa pelas adoções necessárias”.
O Seminário Adoções Necessárias tem, ainda, o apoio da 1ª Vara da Infância e da Juventude de João Pessoa; Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) e Associação das Esposas dos Magistrados e das Magistradas da Paraíba (Aemp).
Outras informações pelos telefones: (83) 3216.1508 e 3216.1560, ou pelo endereço eletrônico: coinju@tj.pb.gov.br.
Por Fernando Patriota




