Série de palestras dá início à Campanha sobre adoção e apadrinhamento afetivo na Paraíba
O juiz-coordenador da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba, Adhailton Lacet Porto, deu início a uma série de palestras dentro da campanha de adoção no Estado. O primeiro encontro aconteceu nessa quarta-feira (13), no Rotary Club Internacional – João Pessoa Norte, no auditório do Litoral Hotel, na praia do Cabo Branco, com o tema "Adoção e apadrinhamento afetivo: características e distinções". A proposta do magistrado é percorrer escolas, universidades e participar de fóruns promovidos por profissionais da área de psicologia e serviço social.
“As palestras já são parte da campanha sobre adoção, comemorada nacionalmente no dia 25 de maio, além de outros eventos, contando com a participação de integrantes da equipe multidisciplinar da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital e de outras comarcas, já que, na Paraíba, também foi instituída por lei a Semana Estadual da Adoção”, explicou.
Segundo Adhailton Lacet, que também é vice-presidente do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil, está programada uma conferência sobre o tema no próximo Encontro do Colégio, que acontecerá no dia 3 de maio, no Rio de Janeiro. O próprio magistrado será o responsável pela abordagem.
Ao falar sobre a campanha, o juiz exaltou a importância da divulgação do instituto da adoção, por proporcionar maiores esclarecimentos sobre todo o procedimento e por trazer uma reflexão com relação à escolha do perfil da criança ou adolescente. “Já tivemos mudanças na preferência dos pretendentes, aumentando, assim, o número das chamadas ‘adoções tardias’”, afirmou, esclarecendo que estas ocorrem quando a criança já tenha uma percepção maior de si, do outro e do mundo e a estimativa é a partir dos 5 anos de idade
Por Eloise Elane








