Serviço Telejudiciário do TJPB atende cerca de 3 milhões de usuários durante o biênio 2011/2012
Durante os anos de 2011 e 2012, aproximadamente, 3 milhões de usuários foram atendidos em todas as unidades do Telejudiciário espalhadas no Estado. Foram expedidos 33.600 antecendentes criminais para instrução processual, emitidos nas unidades dos Fóruns Criminais e de Mangabeira, e expedidas mais de 234 mil certidões para particulares, solicitadas pelo Sistema Online de Solicitações de Certidões (SOC), emitidas nas unidades do Anexo Administrativo do Tribunal de Justiça e nas Comarcas de Campina Grande, Patos e Sousa.
Estes dados foram fornecidos pela gerência do Telejudicário. De acordo com a gerente Roberta Cylene Vieira, o Telejudiciário é um setor muito importante para o Tribunal de Justiça, pois se tornou efetivamente a porta de entrada do Judiciário paraibano ao cidadão, contribuindo para ampliar o acesso à Justiça e para uma prestação Jurisdicional mais célere e universal.
“O Telejudiciário dedicou-se neste biênio à melhoria da qualidade da prestação jurisdicional. Apesar da falta de servidores e do aumento significativo de solicitações de certidões em função da gratuidade e da disponibilidade do SOC no sítio do Tribunal de Justiça, esta gestão resolveu o problema com trabalho extraordinário. Antes, o prazo de entrega da certidão chegava a 20 dias, atualmente não passa de 5 dias úteis”, destacou Roberta Vieira.
A gerente acrescentou ainda que são variados os serviços prestados pelo Telejudiciário, tais como, informações por telefone e presencial relativas aos processos de 1o. e 2o. graus, bem como de processos administrativos em todos os sistemas hoje disponíveis (STI, E-JUS e PJE); emissão de certidões cíveis, criminais e da auditoria militar; de antecedentes criminais para instruir processos e inquéritos; simulação de Custas Processuais e informações relativas ao TJ, a exemplo da localização de servidores e salas do Tribunal de Justiça e Fórum da Capital, endereços de Órgãos e plantões dos finais de semana, feriados e férias.
Unidades – O Telejudiciário funciona em dez municípios paraibanos. São eles: João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Santa Rita, Patos, Itaporanga, Pombal, Sousa, Catolé do Rocha e Cajazeiras.
TJPB/Gecom
com Lila Santos.



