Conteúdo Principal
Publicado em: 11/04/2022 - 18h11 Atualizado em: 11/04/2022 - 18h13 Comarca: Campina Grande Tags: Comissão de Segurança, Acesso Seguro. Campina Grande

Servidoras e Agente de Segurança do Fórum da Infância de CG passam por reciclagem virtual do Acesso Seguro

Reciclagem virtual do Projeto Acesso Seguro no Fórum da Infância na Comarca de Campina Grande

Servidoras e Agente de Segurança que trabalham no Complexo Judiciário da Infância e Juventude da Comarca de Campina Grande “Irmã Maria Aldete do Menino Jesus” participaram de uma reciclagem virtual do Projeto Acesso Seguro. A capacitação ocorreu na manhã desta segunda-feira (11) e foi ministrada pelo coordenador do projeto, Jardel Rufino, a pedido da gerência da unidade.

Os pontos abordados durante o treinamento virtual foram a Apresentação do Projeto; a Funcionalidade do Mobiliário (Recepção, Cabine blindada, Armário e Caixa de Areia); a Demonstração por slide do ingresso de um visitante nos fóruns; a Forma correta para desmuniciamento de armas; as Informações gerais sobre a Resolução 11/2017 (normas para o acesso de usuário armado) e a Condução adequada na detecção de mandado de prisão pelo software de controle de acesso “Visit”.

Conforme salientou Jardel Rufino, as atividades seguem orientações da Presidência do TJPB, Comissão de Segurança e Gestão do Acesso Seguro, no sentido de reforçar a qualidade do trabalho desempenhado pelos agentes de segurança e servidores. “O aperfeiçoamento contínuo propicia melhoria substancial da segurança no ambiente de trabalho e na prestação do serviço ao jurisdicionado”, pontuou.

O Acesso Seguro integra o planejamento estratégico do TJPB e tem por referência a Resolução nº 291/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário e a Resolução nº 11/2017 do TJPB, a qual estabelece normas de segurança para ingresso e permanência de pessoas nas dependências dos prédios do Poder Judiciário estadual, seguindo procedimentos de identificação, inspeção de segurança, submissão ao aparelho detector de metais e utilização de crachás de identificação para usuários. 

A iniciativa é um dos projetos apoiado pela Comissão Permanente de Segurança do TJPB, presidida pelo Desembargador Joás de Brito Pereira Filho, tendo como coordenador-adjunto, o juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Marques, e como gestora a magistrada Michelini Jatobá, juíza auxiliar da vice-Presidência.

A gerente do Complexo Judiciário da Infância e Juventude de Campina Grande, Adriana Neves Macêdo, disse que o acesso seguro é de extrema importância para segurança de todos, permitindo controle de todas as pessoas que acessam a unidade Judiciária. “O treinamento foi de suma relevância para todos nós, bastante esclarecedor, nos permitiu um aprendizado maior sobre o funcionamento do projeto. Entendo como uma das formas de aperfeiçoar o funcionamento do Acesso Seguro em nossa unidade”, enfatizou, agradecendo 

Além da gerente Adriana Macêdo, participaram do treinamento remoto as servidoras Maria José de Melo, Maria de Lourdes Sousa e o policial militar, Sargento Lima. “Tanto as servidoras, quanto o Sargento realizam o trabalho no Acesso Seguro com o maior prazer”, destacou a gerente, realçando os agradecimentos à juíza Michelini Jatobá, ao diretor do Fórum da Infância de Campina, juiz Perilo Lucena e a Jardel Rufino.

As próximas reciclagens serão realizadas nas unidades das Comarcas de Alagoinha, Princesa Isabel e Cabedelo.

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611