Conteúdo Principal
Publicado em: 30/04/2008 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Servidores da Justiça acessarão ficha funcional na Internet e poderão contratar empréstimos consignados pelo Portal do TJ-PB



por Evandro da Nóbrega,

coordenador de Comunicação Social do Judiciário paraibano


 

Graças à estreita colaboração de dois órgãos do Tribunal de Justiça da Paraíba ¿ a STI (Secretaria de Tecnologia da Informação), dirigida pelo Dr. Emmanuel Coriolano Ramalho, e a SRH (Secretaria de Recursos Humanos), que tem à frente o Dr. José Antônio Cavalcanti ¿, os servidores do Poder Judiciário do Estado passarão brevemente a acompanhar toda a sua situação funcional via Internet.

 

Estes funcionários terão inclusive acesso às informações de seus contracheques ¿ e poderão até contratar empréstimos consignados, on line, por intermédio do Portal Institucional (ou Portal Eletrônico) do TJ-PB.

 

COLABORAÇÃO STI/SRH

Isto (e muito mais) será possível graças a um projeto elaborado por essas duas Secretarias do TJ-PB, desvinculando, do banco de dados da Codata, o cadastro de pessoal do Poder Judiciário estadual. Tal iniciativa faz parte das ações do desembargador-presidente Antônio de Pádua Lima Montenegro voltadas para a valorização dos servidores, ao tempo que proporciona mais um avanço tecnológico no controle do quadro de pessoal do Judiciário paraibano.

 

¿ É, acima de tudo, um grande benefício para os funcionários do Tribunal, mesmo porque o servidor passa a ter seu próprio controle seus passos no trabalho ¿ ressalta o secretário de Recursos Humanos, José Antônio Cavalcanti.

 

LEVANTAMENTO COMPLETO

Como explicou o secretário José Antônio ao jornalista Gilberto Lopes ¿ que realizou completo levantamento sobre o assunto, para a Coordenadoria de Comunicação Social do Judiciário paraibano ¿, ¿desde a década de 1990 que todo o cadastro de servidores vem sendo baseado na Codata, a empresa de processamento de dados do Governo do Estado¿.

 

¿ Com o novo sistema, criado por uma equipe da STI, sob o comando do analista de sistemas Paulo César, migramos as informações para nosso computador central (servidor). Agora, o Tribunal passa a ter autogestão dos seus recursos humanos ¿ informa ainda o coordenador de Desenvolvimento de Sistemas do Tribunal, o analista de sistemas Marconi Edson Cavalcanti.

 

ATÉ MESMO DE CASA

Uma vantagem do programa ¿ diz o secretário José Antônio Cavalcanti ¿ é que o funcionário poderá ter acesso às informações de sua vida laboral até mesmo a partir de sua residência ou em qualquer outro lugar onde exista um computador interligado à Internet.

 

Para isso, bastará acessar a página eletrônica do TJ-PB, no URL www.tjpb.jus.br, clicar em link específico e colocar matrícula e senha (a ser posteriormente fornecida).

 

SEGURANÇA É TOTAL

¿Como as informações são criptografadas, tudo é muito seguro¿, garante o coordenador de Desenvolvimento de Sistemas da STI, o analista de sistemas Marconi Edson. A inserção de documentos no banco de dados é realizada, no dia-a-dia, quando necessário, pelos funcionários da Secretaria de Recursos Humanos.

 

O acesso pela Internet será liberado, aos demais servidores, apenas para consulta. Nenhuma pessoa que não tenha autorização poderá alterar o cadastro. ¿Se algum servidor constatar divergência de informações em sua ficha, deverá entrar em contato com o Departamento de Pessoal¿, alerta, por seu turno, o secretário José Antônio.

 

UM TRABALHO INTEGRADO

No dia 29 de abril próximo passado, os servidores da Secretaria de Recursos Humanos que irão atuar na manutenção e atualização do cadastro de pessoal participaram de curso ministrado pela equipe da STI, que tem à frente o secretário Emmanuel Coriolano Ramalho. O evento correu no 6º. andar do Fórum Criminal ¿Ministro Osvaldo Trigueiro de Albuquerque Melo¿, da Comarca de João Pessoa.

 

¿ A implantação deste novo serviço só foi possível graças à política administrativa adotada pelo desembargador-presidente Antônio de Pádua Lima Montenegro, que dotou as Secretarias de Tecnologia da Informação e de Recursos Humanos de todas as condições estruturais para executarem um trabalho integrado ¿ resume o titular da SRH, Dr. José Antônio Cavalcanti.

 

EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS

Outra inovação tecnológica, que também será oferecida aos servidores, é a contratação de empréstimo consignado pela Internet, através do Portal Institucional Eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado. Tratar-se-á, também, de um processo prático e um sistema seguro, intitulado ¿TJ Consig¿, como garante o coordenador de Recursos Humanos, Dr. Einstein Roosevelt Leite, que adianta:

 

¿ Quando necessário, o servidor poderá fazer seu empréstimo, em casa, sem a intervenção do Tribunal¿. O sistema foi desenvolvido a partir de elementos fornecidos pela rede bancária e permitirá ao funcionário conhecer sua margem salarial para empréstimo; fazer simulações dos cálculos; e até decidir pelo juros mais baixos ou mesmo escolher a melhor das condições oferecidas, dentre mais de 15 bancos.

 

SETE BANCOS CREDENCIADOS

Ainda segundo os dados levantados pelo jornalista Gilberto Lopes e repassados à Coordenadoria de Comunicação Social pelo jornalista Marcus Vinícius Leite Gomes, sete brancos estão atualmente credenciados junto ao Tribunal de Justiça da Paraíba para o oferecimento do crédito consignado, conforme estabelece a Resolução nº. 21/2007.

 

¿ Após verificar sua margem, simular e decidir o número de parcelas com as quais pode arcar ¿ destaca o coordenador de Recursos Humanos, Einstein Roosevelt ¿, o servidor vai ao banco escolhido e formula o pedido de empréstimo. E, se for o caso, o sistema impede que o funcionário contraia empréstimo acima de sua margem de desconto, que é de 30% do salário percebido.

 

ANULANDO A TRANSAÇÃO

Em tempo: se o funcionário simular o empréstimo em determinado banco e não comparecer à agência no especificado prazo de 48 horas, o próprio sistema ¿TJ Consig¿ se encarregará de anular a transação.

 

E uma última informação: o acesso ao link do ¿TJ Consig¿ será feito mediante a digitação da matrícula e da indispensável senha.
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611