Servidores da varas criminais recebem capacitação para emissão de Certidões de Antecedentes Criminais
Alisson Catão informou que foram escolhidos dois servidores de cada cartório para participar da capacitação, incluindo as Varas Criminais, o Juizado Criminal, a Vara de Auditoria Militar, os Tribunais do Juri e a Vara de Violência Contra a Mulher: “O nosso objetivo é que esses servidores sejam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos aqui, durante a capacitação, o que vai contribuir no trabalho em suas respectivas varas”, explicou.
Para os participantes, esta é a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos a respeito do sistema, assim como esclarecer dúvidas e potencializar o trabalho realizado. Durante as explanações são apresentados casos práticos de acordo com os principais questionamentos dos participantes e exploradas diversas formas de pesquisa.
Segundo a gerente do Telejudiciário, Emília Vitória, a forma de consulta para emissão de certidões de antecedentes criminais é feita de maneira criteriosa, pois a busca pode resultar em nomes semelhantes, por exemplo. “Em alguns casos, um servidor pode levar um expediente todo para emitir uma única certidão, quão grande é o número de formas de pesquisa, porém temos uma boa equipe operando com responsabilidade e compromisso”, afirmou.
Gecom - com a estagiária Déborah Suelda