Conteúdo Principal
Publicado em: 24/04/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Servidores do TJ participam de curso para uniformizar procedimentos cartorários

A Coordenadoria de Desenvolvimento dos Recursos Humanos (Codes) do Tribunal de Justiça da Paraíba iniciou, neste mês de abril, o Curso de Português e Redação Oficial para os servidores dos cartórios judiciais. O ensino tem enfoque na reforma ortográfica, cujo objetivo é aperfeiçoar os servidores em busca da padronização dos serviços cartorários.

O evento teve início em Campina Grande. Nesta etapa, a Coordenadoria de Desenvolvimento convidou o professor Francelino Soares de Souza para ministrar o curso. Nas demais fases, que acontecerão nas comarcas de Sousa, Patos, Itaporanga, Monteiro, Cajazeiras, Esperança, Solânea e Guarabira, serão convocados professores da própria região. A previsão é que o ciclo se encerre em agosto deste ano, envolvendo os servidores da Capital.

A coordenadora de Desenvolvimento, Maria dos Remédios, informou que a Codes está desenvolvendo um projeto de padronização dos procedimentos cartorários, previsto para começar no segundo semestre deste ano. “Desta maneira, se faz necessária a realização do curso de português para todos os servidores do TJ”, disse ela.

O projeto teve origem depois de observadas, nas unidades judiciárias, uma diversidade na execução de um mesmo procedimento cartorário e de redação oficial. Além do curso, foram formadas comissões para a elaboração de um manual de práticas cartorárias para as áreas cíveis, criminais, da fazenda e da família. Essas comissões são constituídas, cada uma,  por três juízes, um oficial de justiça, um analista, um técnico e um servidor do Siscom (Sistema Integrado de Comarcas Informatizadas).

“Com essa padronização, procura-se garantir melhor andamento nas atividades laborais de cada vara. Isso vai refletir na celeridade processual”, disse a coordenadora. O lançamento dos manuais está previsto para o segundo semestre deste ano.

Por Gabriella Guedes

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611