Servidores do TJPB são capacitados para utilizar reconhecimento facial em cadastro de visitantes
Servidores(as) do Poder Judiciário do Estado da Paraíba participaram, nesta quinta-feira (10), de uma capacitação para entender o funcionamento do sistema de reconhecimento facial, ferramenta a ser utilizada pelo programa ‘Visit’. A nova tecnologia será usada no cadastro de visitantes que forem ingressar nos prédios da Justiça estadual a partir desta semana.
O programa ‘Visit’ envolve procedimentos para o ingresso e permanência de pessoas nas dependências do Judiciário paraibano. A ferramenta é o aperfeiçoamento no sistema de controle do Acesso Seguro, também desenvolvido pelo TJPB e está integrada ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP 3.0), permitindo a identificação de pessoas que tenham contra si um mandado de prisão expedido em aberto, durante o cadastramento dos visitantes ao tentar entrar nos prédios públicos.
De acordo com o gerente de Sistemas da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec-TJPB), Júlio de Medeiros Paiva Filho, o sistema de reconhecimento facial deve ser instalado ainda esta semana. “A versão de reconhecimento facial visa dar celeridade ao registro de entrada dos visitantes, como também maior qualidade nas imagens registradas e, por consequência, maior facilidade na identificação dos visitantes nas instalações dos prédios do Poder Judiciário deste Estado”, explicou.
O coordenador do projeto Acesso Seguro, Jardel Rufino Sá, explicou que o novo sistema trará mais segurança a todos. “Fizemos questão de modificar minimamente o modus operandi do software Visit ao integrar o reconhecimento facial ao sistema, iremos proporcionar mais segurança e facilidade na coleta de dados aos operadores. Para o visitante, a experiência será mais ágil, segura e organizada ao acessar as dependências da Justiça Estadual Paraibana, otimizando o tempo e garantindo maior eficiência no controle de acesso”, enfatizou.
Webinário - A capacitação foi uma oportunidade para os servidores (as) tirarem dúvidas sobre as mudanças no sistema. E eles(as) tiveram todas as perguntas respondidas. Alguns dos participantes do webinário ressaltaram que a nova versão deixará o cadastro mais simples e rápido.
“Com este treinamento deu para perceber que o cadastramento ficará bem mais fácil e muito mais rápido”, disse a gerente do Fórum da Comarca de Monteiro, Maria Geane Siqueira.
“Vai agilizar muito esse reconhecimento facial”, reforçou a gerente do Fórum de Piancó, Dilma Gomes de Souza, durante o webinário.
Por Nice Almeida