Conteúdo Principal
Publicado em: 14/12/2021 - 18h09 Atualizado em: 15/12/2021 - 16h44 Comarca: Solânea Tags: Comissão de Segurança, Comarca de Solânea, Projeto Acesso Seguro

Servidores e Agentes de Segurança da Comarca de Solânea passam por reciclagem virtual do Projeto Acesso Seguro

Captura de tela da reciclagem sobre o Projeto Acesso Seguro
Reciclagem sobre o Projeto Acesso Seguro

As reciclagens virtuais que integram as ações do Projeto Acesso Seguro seguem neste mês de dezembro. A capacitação online, que envolve agentes de Segurança, gerentes e servidores dos Fóruns, onde estão instalados os equipamentos do Acesso Seguro, desta vez foi realizada, na manhã desta terça-feira (14), com o pessoal da Comarca de Solânea. Participou da formação o juiz diretor do Fórum, Osenival dos Santos Costa. 

Ao todo a reciclagem por meio remoto envolveu, até o momento, 33 Comarcas, a Corregedoria e a Escola Superior de Magistratura (Esma), com um total de 119 pessoas participantes das reciclagens virtuais, conforme informou o coordenador do Projeto, Jardel Rufino, responsável por ministrar a palestra na Comarca de Solânea.

“Os trabalhos seguem orientações da Presidência do TJPB, Comissão de Segurança e Gestão do Acesso Seguro, no sentido de reforçar a qualidade do trabalho desempenhado pelos agentes de segurança e servidores. O aperfeiçoamento contínuo propicia melhoria substancial da segurança no ambiente de trabalho e na prestação do serviço ao jurisdicionado”, pontuou.

O magistrado Osenival dos Santos destacou como muito importante a reciclagem online. “Fizemos algumas observações, durante o treinamento. Estamos muito agradecidos. Sabemos que cada Comarca tem uma realidade e nos propomos a cumprir, integralmente, a recomendação da Resolução e da Mesa Diretora do Tribunal. Estamos prontos para colaborar”, ressaltou, destacando a participação maciça dos funcionários na reciclagem.

A gerente do Fórum, Cinthya Anjos disse na oportunidade que tiveram de participar da reciclagem virtual do Projeto Acesso Seguro. “Uma explanação maravilhosa para aprimorar nosso conhecimento e reforçar a segurança dos servidores, magistrados e jurisdicionados”, observou, evidenciando ter sido o treinamento de suma importância, pelo fato de ter abrangido informações a respeito do procedimento e controle seguro de acesso ao prédio. “Agradecemos aos responsáveis, em especial, ao Presidente do Tribunal, Desembargador Saulo Benevides, Jardel Rufino, à juíza Michelini Jatobá e Tenente Coronel Josélio que estão sempre na linha de frente em busca da segurança de todos”, enalteceu.

Durante a reciclagem os participantes recebem orientações sobre o projeto; a funcionalidade do Mobiliário (Recepção, Cabine blindada, Armário e Caixa de Areia); demonstração por slide do ingresso de um visitante nos fóruns; a forma correta para desmuniciamento de armas; informações gerais sobre a Resolução 11/2017 (normas para o acesso de usuário armado) e a condução adequada na detecção de mandado de prisão pelo software de controle de acesso “Visit”. Além disso, eles também são capacitados em Procedimentos de abordagem, Normas de segurança, Relação Interpessoal e Posicionamento e Postura do Agente de Segurança.

O projeto Acesso Seguro, que trata sobre procedimentos de identificação, inspeção de segurança, submissão ao aparelho detector de metais e utilização de crachás de identificação para usuários que acessam os prédios do Poder Judiciário estadual, é um dos projetos apoiado pela Comissão Permanente de Segurança do TJPB, presidida pelo Desembargador Joás de Brito Pereira Filho, tendo como coordenador-adjunto, o juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Marques. O Acesso Seguro tem como gestora a magistrada Michelini Jatobá, juíza auxiliar da vice-Presidência.

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611