Conteúdo Principal
Publicado em: 18/06/2021 - 15h37 Comarca: João Pessoa Tags: Servidores e juízes, Roda de conversa, Sobre saúde mental’ 

Servidores e juízes participam da roda de conversa ‘Receptividade: conversando sobre saúde mental’ 

A Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), da Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça da Paraíba, realizou, nesta sexta-feira (18), uma roda de conversa com servidores e magistrados do Fórum Criminal da Capital denominada ‘Receptividade: conversando sobre saúde mental’. Na ocasião, os participantes puderam compartilhar os sentimentos aflorados durante o período pandêmico e como enfrentam as dificuldades trazidas pela ansiedade e depressão.

O diretor do Fórum Criminal, juiz Geraldo Porto, abriu os trabalhos parabenizando a equipe da Gevid pela iniciativa. “É muito importante inserir o tema ‘conversando sobre a saúde mental’ no âmbito do Fórum Criminal da Capital. Assim como a física, a saúde mental é uma parte integrante e complementar à manutenção das funções orgânicas. Nesse contexto, a promoção da saúde mental é essencial para que o indivíduo tenha capacidade de executar suas habilidades pessoais e profissionais”, destacou.

A gerente substituta da Gevid, Daniela Menezes, iniciou os trabalhos falando sobre as atividades desenvolvidas pelo setor, como o Projeto de Qualidade de Vida Itinerante, realizado por meio de teleatendimentos nas áreas de fisioterapia, assistência social, medicina, enfermagem e psicologia; a Ginástica Laboral, que acontece por meio de vídeos educativos e orientações; e a Receptividade, cuja ênfase é a saúde mental, e para esse objetivo oferece terapia em grupo, terapia individual, rodas de conversa, como a proposta no Fórum e já realizada em outras unidades judiciárias, a exemplo do Fórum Cível e Fórum da Infância. “Todos que queiram acessar os serviços estão disponíveis no site do TJPB, e estamos de portas abertas para atender qualquer demanda na área”, ressaltou.

A psicóloga Maria da Penha Pontes Borges registrou a preocupação do setor com a saúde mental de servidores e magistrados, principalmente, com os quadros de ansiedade em virtude da pandemia da Covid-19. “Quando perdemos a saúde mental, perdemos parte da nossa vida. É preciso focar na saúde mental para que a gente tenha qualidade de vida”, pontuou.

Houve uma reflexão sobre os fatos que impactaram a saúde mental de todos durante esse período pandêmico e o que fazer para melhorar a situação, como exercícios respiratórios. Também debateram sobre ataques de pânico, medo, luto e a importância de buscar suporte psicológico e psiquiátrico.

Por Gabriella Guedes/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611