Conteúdo Principal
Publicado em: 14/10/2019 - 19h12 Atualizado em: 14/10/2019 - 19h12 Comarca: Sousa Tags: Sousa, Projeto Mulheres de Peito

Servidores e magistrados da Comarca de Sousa participam de palestra no Projeto Mulheres de Peito

Outubro, mês dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e cuidados contra o câncer de mama, doença que tem vitimizado várias mulheres ao longo dos anos. Na Comarca de Sousa, Sertão paraibano, foi realizada uma palestra sobre o tema, dentro do Projeto Mulheres de Peito. Participaram juízes, servidores, representante da Igreja Católica, Padre Severino, a médica mastologista, Cristine Araújo, palestrante, mulheres que já tiveram a doença e familiares. O evento aconteceu no início do mês, num salão de festa da cidade.

Conforme explicou Francineide Nascimento, gerente do Fórum de Sousa, a participação no evento foi por meio da compra de uma camisa, cujos valores foram revertidos para as ações do Projeto. Ela informou que o ‘Mulheres de Peito’ já realiza iniciativas como essa há dois anos. Segundo a gerente, uma moradora de Sousa, Francisca Elisa Dantas, ao ser curada do câncer de mama, passou a ajudar mulheres doentes com o projeto. Ela veio até o Fórum pedir apoio e todos aderiram.

Para a gerente, o projeto é relevante, pois traz em sua essência a missão de conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama, além de apoiar aquelas que não têm condições financeiras para realizar um exame. “Fiquei muito emocionada em poder contribuir com a causa e com o apoio de todos os servidores e magistrados”, ressaltou Francineide.

Mulheres de Peito - O projeto teve início em 2016, na cidade de Cuité, com o envolvimento do Padre Severino. No ano seguinte, foi inaugurada a Associação Mulheres de Peito, cuja sede foi doada pelo Hospital da Faculdade Paraibana (FAP). Com ações filantrópicas, passou a oferecer consultas e a realizar exames de mamografia. Para arrecadar recursos, criou uma mascote, a boneca Maria. Atualmente, o projeto, em parceria com o poder público, administra um mamógrafo em Cuité, que permitiu, dentro de um ano, a realização de três mil mamografias. Em breve, o mesmo trabalho será desenvolvido na cidade de Areia com a doação de outro aparelho de mamografia.

Por Lila Santos/Ascom-TJPB




 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611