Conteúdo Principal
Publicado em: 15/10/2020 - 13h02 Atualizado em: 15/10/2020 - 18h25 Comarca: João Pessoa Tags: Infância e Juventude, Aula, Socioeducandos, Programa Jovem Aprendiz 

Socioeducandos de João Pessoa têm primeira aula do Programa Jovem Aprendiz 

Com a participação de 30 socioeducandos do Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE) e do Centro Educacional do Jovem (CEJ), ambos da Capital, foi realizada, nessa terça-feira (13), a aula inaugural do Programa Jovem Aprendiz Socioeducativo – João Pessoa. O Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da 2ª Vara da Infância e da Juventude, é um dos parceiros da iniciativa.

Além do Poder Judiciário estadual, estão juntos nessa ação o Ministério Público do Trabalho, Ministério Público estadual, a Defensoria Pública, Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e Governo do Estado, por meio da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac).

A aula inaugural está na grade do Curso Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos, disponibilizado pelos representantes dos órgãos parceiros que fazem parte do Termo de Cooperação Técnica do Programa Jovem Aprendiz.

Juíza Antonieta Maroja

A juíza da 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de João Pessoa, Antonieta Maroja Nóbrega, disse que as aulas práticas dão a oportunidade aos socioeducandos de terem contato direto com o trabalho formal. “O programa de profissionalização desses jovens, por meio de ensino de excelência, oferece a possibilidade para que eles iniciem um novo capítulo em suas vidas”, comentou a magistrada.
 

Na ocasião, o presidente da Fundac, Noaldo Meireles, destacou a importância de cada parceiro para que o Programa se estendesse para as unidades socioeducativas de João Pessoa e enfatizou o empenho da Vara da Infância e Juventude em selecionar os socioeducandos que estão sendo beneficiados, avaliando cada um deles de forma justa e atenciosa. “O acesso a cursos de excelência, proporcionados pelo esforço conjunto de entidades militantes das causas de crianças e adolescentes, é uma oportunidade que muitos gostariam de ter”, falou.

Segundo a coordenadora do Eixo Profissionalização da Fundac, Silvana Cibele, o programa foi inicialmente implantado pelo Ministério Público do Trabalho de Campina Grande, por seu procurador Raulino Maracajá, para os adolescentes e jovens do Lar do Garoto que, mesmo diante da pandemia, iniciaram o curso de forma on-line. “Agora, chegou a vez dos socioeducandos de João Pessoa serem beneficiados pelo Programa Jovem Aprendiz, que traz uma grande evolução no trabalho de ressocialização executado pelo Estado da Paraíba por meio da Fundac”, enfatizou.


Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611