Conteúdo Principal
Publicado em: 30/09/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Telejudiciário comemora 13 anos de fundação

Inaugurado em 23 de setembro de 1996, tendo como característica fundamental aproximar o cidadão do Poder Judiciário estadual, o Telejudiciário comemora 13 anos de fundação, desenvolvendo um papel importante na prestação de diversos serviços e de informações processuais àqueles que procuram a Justiça. A data foi marcada com a distribuição de brindes aos jurisdicionádos.

Conforme a coordenadora Anna Maria Monteiro Bichara Sobreira, o órgão do Tribunal de Justiça da Paraíba está presente em 12 comarcas, com maior volume de atendimento em João Pessoa e Campina Grande. A consulta sobre a movimentação processual pode ser realizada por meio de guichês e pelo sistema de telefonia, através do número (83) 3621-1581.

O atendimento ocorre nos dois horários de expediente em João Pessoa (que compreende o Anexo Administrativo do TJPB; os fóruns Cível e Criminal da Capital e os de Mangabeira e Geisel) e nos fóruns das comarcas de Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Guarabira, Campina Grande, Patos, Itaporanga, Sousa, Pombal, Cajazeiras e Catolé do Rocha.

“Hoje, o setor vem sempre buscando a modernização e a agilidade no atendimento”, destaca Anna Maria. Além da consulta processual, outro serviço bastante procurado no Telejudiciário é a emissão de certidões, sejam criminal, cível,  militar, especifica de ações, da OAB e de antecedentes. De acordo com a coordenadora, para evitar fraudes, o papel utilizado nas certidões possui marca d'água, com o brasão do Tribunal de Justiça.

As certidões de caráter estadual somente são expedidas nos balcões do Telejudiciário de quatro comarcas: João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa. Nas demais, só são emitidas, pelo distribuidor de cada fórum, as certidões municipais.

Serviços Oferecidos pelo Telejudiciário:

- Informações processuais, relativas aos processos de 1º e 2º graus, bem como de processos administrativos;
- Certidões cíveis, criminais e da auditoria militar;
- Certidões de antecedentes criminais para instruir processos e inquéritos;
- Localização de servidores e salas do Tribunal de Justiça e Fórum da Capital;
- Endereços de Órgãos;
- Plantões dos finais de semana, feriados e férias.
- Acesso aos bancos de dados que constam informações como telefones de órgãos, horários de funcionamento, localização de salas, localização de pessoas, bem como eventos e solenidades, para todas as Comarcas do Estado e, ainda, para o público em geral, através da Internet.

Por Gilberto Lopes

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711