Conteúdo Principal
Publicado em: 28/09/2020 - 11h44 Comarca: João Pessoa Tags: pje, ‘Tira Dúvidas PJe Criminal’

‘Tira Dúvidas PJe Criminal’ segue capacitando magistrados e servidores de forma virtual 

O Projeto Tira Dúvidas PJe Criminal, que já capacitou servidores e magistrados, dirimindo dúvidas, via sistema on-line, sobre o funcionamento do Processo Judicial eletrônico na esfera criminal, segue com treinamentos previstos para o mês de setembro. Foram agendados e realizados quatro encontros; o primeiro, na Comarca de Areia, onde o projeto começou. Em seguida, ocorreu no Cartório Unificado Criminal de Mangabeira, na 2ª Vara da Infância e Juventude da Capital e na 1ª Vara Mista da Comarca de Monteiro.

Segundo explicou o gerente de Processo Eletrônico (Gepje) do Tribunal de Justiça da Paraíba, Ney Robson, foi a partir da experiência inicial, na Comarca de Areia, que o ‘Tira Dúvidas PJe Criminal’ foi expandido para o restante do Estado, onde foi solicitado, aos interessados, o agendamento para dirimir as dúvidas. “Disponibilizamos uma agenda para todo o mês de setembro, com seis horários diários, sendo a duração de uma hora por unidade judiciária, já para deixar bem flexível o agendamento, no melhor horário possível, para que as pessoas pudessem participar”, ressalvou o gerente.

Ney Robson ressaltou, ainda, que o feedback foi o melhor possível, tendo conseguido alcançar o objetivo em relação às unidades que agendaram. Segundo o gerente, a capacitação ocorreu nas semanas de setembro, onde cada unidade, que trabalhará com o PJe criminal, acompanhou a capacitação. Além disso, todas as aulas, durante os treinamentos, foram gravadas e disponibilizadas no EaD (Ensino a Distância), no site do TJPB.

“Sabemos que o dia a dia é uma coisa diferente do treinamento teórico, e que, na prática, surgem as situações que, de fato, os servidores não estão preparados, quer seja por desconhecimento do sistema, quer seja, pelo próprio sistema que não foi visto naquela situação. As dúvidas que surgiram foram todas sanadas durante os encontros que tivemos. A avaliação é muito positiva em relação ao retorno que nós tivemos dos próprios servidores e magistrados participantes do projeto”, realçou Ney Robson, acrescentando que os treinamentos seguem até o dia 1º de outubro.

O gerente da Gepje pontuou, por fim, que almeja expandir o ‘Tira Dúvidas’, de forma a se tornar permanente. De acordo com Ney Robson, a intenção é expandir o projeto dentro de uma agenda a ser programada até o final do ano. “Muitos dos servidores estão trabalho de forma remota. Está sendo gratificante ter esse feadbeack daqueles que já estão utilizando mais essa ferramenta de apoio, que a Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) disponibilizou para os usuários internos”, enfatizou.

Início - O Projeto ‘Tira Dúvidas PJe Criminal’ foi idealizado pela juíza titular da Vara Única da Comarca de Areia, Alessandra Varandas Paiva Madruga de Oliveira Lima, e o treinamento, feito por meio de videoconferência, tem duração de 50 minutos. Para acessar o formulário de agendamento da “Tira Dúvidas PJe Criminal, clique aqui.

Por Lila Santos/Gecom-TJPB

Compartilhar: Whatsapp
DICOM
Diretoria de Comunicação Institucional
  • imprensatjpb@gmail.com
  • (83) 3216-1611