Conteúdo Principal
Publicado em: 01/12/2011 - 12h00 Tags: Geral, Legado

TJ discute com a Prefeitura de Cabedelo doação de área pública para construção de um novo fórum

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (1º), com o prefeito de Cabedelo, José Francisco Régis, para discutir a doação de um terreno, onde deverá ser construído um novo fórum para a comarca. O desembargador esteve acompanhado do juiz Salvador Vasconcelos, diretor daquela unidade judiciária, da juíza Tereza Cristina Lyra Veloso e do assessor da Presidência, Paulo Romero Ferreira. “Estamos preocupados com o crescimento daquela cidade e o atual fórum já não comporta a demanda judicial, por isso, já trabalhamos para ampliar a prestação jurisdicional no município de Cabedelo, avaliou o presidente.

Para o desembargador-presidente, o município de Cabedelo está crescendo e precisa de um novo fórum. Avaliou que as instalações já estão pequenas e inadequadas para o tamanho da comarca. Ele lembrou também os avanços na área de tecnologia com a virtualização processual, até porque, aquela unidade é uma das primeiras escolhidas para funcionar com o Processo Judicial Eletrônico – Pje, e vai precisar de adequações em um futuro bem próximo, não só na área física, mas também em termos de equipamentos, estacionamento e melhoria para os jurisdicionados.

Durante a reunião várias alternativas foram levantadas para buscar uma área que melhor atenda aos anseios do Judiciário e da população. Segundo o juiz Salvador Vasconcelos, foi identificado um terreno que fica próximo à BR 230, numa posição geográfica importante para atender várias comunidades carentes, nas proximidades da Praia de Jacaré. “É uma área de quase um hactare, ideal para os objetivos do Tribunal de Justiça”, disse o magistrado, reiterando a receptividade da Prefeitura, que tem interesse em contribuir para melhorar o atendimento da Justiça à população de Cabedelo.

O juiz Salvador Vasconcelos observou ainda que a área em estudo tem vários aspectos positivos e o mais importante é o acesso às comunidades carentes do município, já que fica numa região geográfica estratégica, diante do crescimento da cidade de Cabedelo na direção de João Pessoa.

Já o prefeito José Régis manifestou seu interesse em levar a proposta de doação do terreno à Câmara Municipal, que segundo ele, como representação do povo, será sensível aos interesses do Judiciário em benefício da comunidade. Ele disse que essa é uma parceria importante, razão pela qual, já determinou à sua assessoria os estudos técnicos visando possibilitar juridicamente a doação do terreno.

Gecom/TJPB/gsn

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611