TJPB adquire equipamento que dobra a capacidade de armazenamento de dados
Com o objetivo de melhorar a capacidade de armazenamento de dados do Poder Judiciário estadual e permitir o avanço do Projeto Digitaliza (que trata da expansão do Processo Judicial eletrônico - PJe) para todas as unidades judiciárias, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, adquiriu o equipamento Storage com capacidade de 100 Terabytes líquido.
“Com ele, dobraremos nossa capacidade para guardar dados, principalmente processos judiciais e administrativos, permitindo maior desempenho dos sistemas, pois esse novo equipamento usa tecnologias mais modernas, bem mais rápido do que os Storages atuais”, ressaltou o presidente Joás de Brito, acrescentando que o equipamento dará mais tranquilidade no que diz respeito ao armazenamento de dados por mais três a quatro anos.
O diretor de Tecnologia da Informação do TJPB (Ditec), Guiseppe Guido, informou que o Storage foi uma aquisição que surgiu diante da necessidade de expansão do Processo Judicial eletrônico (Pje).
“Atualmente, nosso incremento no volume de armazenamento diário no PJe é de 7 Giga. Com o Projeto Digitaliza, houve um aumento de mais 2 Giga, dando um total de 9 Giga por dia e a tendência é aumentar. É um número bastante significativo. Podemos dizer que, atualmente, o TJPB possui a maior base de armazenamento de dados da Paraíba, na área da Justiça”, enfatizou o diretor.
O assessor técnico da Ditec, Henrique Porto, que participou do processo de aquisição, lembrou que o último equipamento desse tipo adquirido com recurso próprio do Tribunal foi em 2008. “O investimento realizado na gestão do desembargador Joás foi muito importante, pois permitirá que o Tribunal alcance sua meta de digitalizar 100% dos processos físicos cíveis, além de garantir uma maior segurança para os dados armazenados. Hoje, o Poder Judiciário estadual possui 750 mil processos digitais e, brevemente, atingiremos a marca de um milhão de processos”, declarou.