Conteúdo Principal
Publicado em: 17/05/2024 - 14h06 Atualizado em: 17/05/2024 - 14h24 Tags: Telefonia, Novo Sistema

TJPB atualiza o serviço de telefonia fixa e adota sistema de tecnologia VolP

telefonia
Já foram instalados mais de 70% dos aparelhos nas Comarcas

Visando uma prestação jurisdicional célere, efetiva e acessível ao público, o Tribunal de Justiça da Paraíba vem investindo na modernização do parque tecnológico de telefonia fixa das unidades judiciárias e administrativas. O novo sistema de telefonia fixa, que possibilita a transmissão de voz pela Internet, já foi implantado em mais de 70% das Comarcas do Judiciário estadual.

A nova tecnologia é realizada via VoIP - Voice over internet protocol, que significa Voz sobre o Protocolo da Internet - ou seja, a voz é transformada em informações, agrupadas em pacotes, que passam pela Internet, em vez de utilizar a estrutura telefônica convencional. Desta forma, as chamadas telefônicas por meio do VoIP são tratadas da mesma forma, independente de serem locais ou internacionais.

A implantação dos novos aparelhos telefônicos está sendo realizada pela Gerência de Apoio Operacional, que tem a frente a gerente Liana Urquiza, e acompanhada pelos fiscais de contrato, Tatiana de Morais e Isaac Vital. A instalação é realizada em parceria com os servidores Paulo César de Lima Gouveia e Calebe Conserva, da Gerência de Infraestrutura de TI da Diretoria de Tecnologia da Informação do TJPB, tendo em vista que a nova tecnologia utiliza a internet para poder funcionar.

Iniciada em fevereiro/2024, a implantação foi planejada de forma estratégica, analisando a territorialidade de cada Comarca e unidade administrativa, visando a maior celeridade do processo. “Até o momento, já realizamos a instalação de mais de 70% da totalidade dos aparelhos telefônicos. Nossa meta é finalizar até a primeira quinzena de junho/2024”, informou a fiscal de contrato Tatiana de Morais.

telefonia
Juíza Joscileide Ferreira testa novo sistema de telefonia

O novo serviço de telefonia fixa via internet é avaliado de forma positiva pela diretora Administrativa do TJPB, Gisele Barros: “É um investimento de baixo custo visto que o serviço utiliza uma plataforma já existente, que é a rede de internet do TJPB, o que leva a uma redução significativa nos custos com a telefonia”, ressaltou. Para o juiz auxiliar da Presidência, Fábio José de Oliveira, “o VoIP está sendo uma solução eficiente para o Poder Judiciário, uma vez que promove o contato direto com o jurisdicionado, facilitando, assim, uma melhor prestação de serviço da Justiça estadual, bem como, auxilia na comunicação entre os setores internos do TJPB”, disse.

Para o diretor de Tecnologia da Informação, Ney Robson, "a utilização da telefonia na modalidade VOIP significa mais um avanço na modernização dos serviços do Tribunal, há muito aguardada. A partir desta implantação, novos serviços poderão ser oferecidos ao público interno e externo que trarão mais eficiência na prestação jurisdicional e administrativa da Corte Paraibana."

Até o momento, os aparelhos telefônicos já foram instalados nas seguintes Comarcas: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Alagoinha, Alhandra, Araruna, Areia, Bananeiras, Belém, Boqueirão, Caaporã, Campina Grande, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Conceição, Conde, Coremas, Cuité, Guarabira, Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Patos, Pedras de Fogo, Piancó, Picuí, Pocinhos, Pombal, Queimadas, Remígio, Santa Luzia, São Bento, Sapé, Solânea, Sousa, Teixeira e Umbuzeiro.

A fiscalização do contrato informou, ainda, que devido a reforma de alguns prédios, algumas Comarcas receberão os aparelhos em um segundo momento, que é o caso dos Fóruns de Água Branca, Esperança, Monteiro, Princesa Isabel, São João do Rio do Peixe e São José de Piranhas.

Os números dos telefones fixos dos Fóruns estão sendo disponibilizados no portal do TJPB conforme a instalação, na aba Institucional, Lista de Comarcas.

Gecom/TJPB

telefonia
telefonia
telefonia
telefonia
telefonia
telefonia
telefonia
telefonia
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611