TJPB comemora mês do servidor lançando projetos que promovem qualidade de vida
Qualidade de vida no trabalho. É este um dos objetivos da atual gestão do Tribunal de Justiça da Paraíba, sob a presidência da desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, ao lançar programas que visam o bem estar do servidor. No mês que se comemora o dia do servidor, o setor de Qualidade de Vida do TJPB lança dois projetos: o “Despertar Saúde”, que será lançado na intranet; e o “Qualidade de Vida em Ação itinerante”, que vai percorrer o interior do Estado, a partir desta terça-feira (08), com ações preventivas.
De acordo com a coordenadora dos programas, assessora da Presidência e fisioterapeuta Valéria Beltrão, o “Despertar Saúde” consiste em disponibilizar, através da Intranet, informações sobre cuidados com a saúde e prevenção de doenças, principalmente, as que são relacionadas ao trabalho, a exemplo da Ler e da Distúrbios Osteomuscular Relacionados ao Trabalho (Dort).
“Queremos aproveitar o espaço da Intranet para conscientizar servidores e magistrados do Poder Judiciário estadual sobre a importância da qualidade de vida”, ressaltou Valéria, que pretende divulgar textos, enquetes, informativos, calendários de atendimentos relacionados a todos os projetos que já são disponibilizados no setor.
A fisioterapeuta acrescentou ainda que o projeto conta com o engajamento de toda a equipe da Gerência de Qualidade de Vida, médicos, fisioterapia, nutrição, psicologia e odontologia. “Haverá ainda um local para fazermos uma interação entre o profissional da saúde e o servidor, de modo que qualquer atuante no Judiciário possa contribuir com sugestões”, informou.
Já o “Qualidade de Vida itinerante” é o projeto que vai percorrer o interior do Estado a partir desta terça-feira (8), começando pela comarca de Sousa, seguida de Catolé do Rocha, Brejo do Cruz e Pombal, até o dia 11 deste mês. “Vamos levar um pedacinho do setor Qualidade de Vida para o interior, para verificarmos e melhorarmos a saúde dos servidores de todas as comarcas que iremos atender”, afirmou a coordenadora.
O objetivo é promover um ambiente de trabalho mais humanizado e diagnosticar os problemas de saúde relacionados às atividades de servidores e magistrados. De acordo com o calendário elaborado pela Diretoria de Gestão de Pessoas, a perspectiva é atender a seis circunscrições, até o final do ano.
De 29 de outubro a 1º de novembro, será a vez da 6ª circunscrição – Guarabira, Pilões, Alagoinha, Pirpirituba, Belém, Cacimba de Dentro e Araruna.
Qualidade de Vida itinerante – Nesta terça-feira (8), os servidores e magistrados da comarca de Sousa foram orientados a irem ao fórum em jejum, para o exame de glicemia, e logo após será oferecido um café da manhã. Em seguida, ouvirão palestra sobre o “Despertar Saúde”; e poderão ser avaliados quanto à pressão arterial e condições gerais de saúde
Os servidores que apresentarem algum tipo de Dort serão encaminhados para uma avaliação médica, indicação para fisioterapia ou terapia alternativa, que ocorrerão no próprio local. O calendário está disponibilizado na intranet e qualquer dúvida o interessado deve entrar em contato com a Gerência de Qualidade de Vida.
Gecom - Gabriela Parente