Conteúdo Principal
Publicado em: 27/07/2014 - 12h54 Atualizado em: 28/07/2014 - 15h00

TJPB encerra campanha de vacinação nesta segunda-feira; Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais

A campanha começou no dia 07 e percorreu várias unidades do pode judiciário 

Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais ocorre nesta segunda-feira (28) e o Tribunal de Justiça lembra a importante data, ocasião em que será encerrada a campanha contra a Hepatite B, iniciadas no dia 07 de julho, e promovida pela Diretoria de Gestão de Pessoas, através da Gerência de Qualidade de Vida.

A vacinação contra a Hepatite B começou atendendo os servidores do Tribunal de Justiça, na Gerência de Qualidade de Vida, no 4º andar do prédio Anexo Administrativo do TJPB, no Centro de João Pessoa. Depois, a campanha levada aos fóruns da Capital e demais unidades do Poder Judiciário.

As hepatites virais, inflamação do fígado causada por infecção por vírus, são classicamente causadas pelos vírus A, B, C, D e E. Podem ser classificadas em agudas e crônicas, quando duram mais que 6 meses. Em geral as pessoas não percebem que entraram em contato com o vírus e só descobrem acidentalmente por exames solicitados por médicos.

Outras vezes, quando a hepatite perdura por mais de 6 meses e o sistema imunológico não é capaz de combater e eliminar o vírus, a infecção se torna crônica e pode trazer como consequências várias patologias graves.
É justamente pela possibilidade da hepatite ser uma doença silenciosa, por algum tempo, que as pessoas devem procurar prevenir essa infecção.

TRANSMISSÃO DA HEPATITE B – A hepatite pelo vírus B é transmitida através do contato com sangue ou fluidos corporais de alguém infectado. Os meios de transmissão podem ser as transfusões de sangue, agulhas contaminadas, instrumentos cirúrgicos e odontológicos, relação sexual ou ser transmitido para o bebê no pós parto.
COMO PREVINIR A HEPATITE PELO VÍRUS B? – A prevenção da hepatite B inclui : Prevenção pré-exposição ao vírus: Vacina contra hepatite B aplicada em 3 doses para adultos e adolescentes. A crianças recebem a vacina ao nascimento e junto à pentavalente (DTP, Hib, HepB).
A vacina tem eficácia de mais de 90% em proteger contra a infecção pelo vírus B.

Reações adversas pós-vacinais são leves e incluem relatos de dor no local da aplicação e febre baixa, revertendo-se rapidamente com uso de analgésicos.

As únicas contraindicações da vacina incluem reação anafilática à dose anterior e para quem apresentou púrpura trombocitopênica em dose da vacina prévia.

O controle efetivo de bancos de sangue através da triagem sorológica. O uso de imunoglobulina humana antivírus da hepatite B em casos de prevenção após exposição ao vírus, também disponível no SUS, conforme padronização do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O uso de equipamentos de proteção individual pelos profissionais da área da saúde. O não compartilhamento de alicates de unha, lâminas de barbear, escovas de dente, equipamentos para uso de drogas O uso de preservativos nas relações sexuais.

Gecom-TJPB-

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711