Conteúdo Principal

TJPB homenageará Desembargador Genival Ferreira Cajú pelo centenário de nascimento

Foto do Desembargador Genival Ferreira Caju
Desembargador Genival Ferreira Caju

Na segunda-feira (8), o Tribunal de Justiça da Paraíba dará continuidade às comemorações dos seus 130 anos homenageando um de seus membros, o Desembargador Genival Ferreira Cajú. O Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, e o Presidente da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário, Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, convidam magistrados, servidores, familiares e sociedade para a solenidade virtual comemorativa do Centenário de Nascimento do magistrado. O evento será transmitido às 16 horas por meio do canal oficial do TJPB no YouTube e via plataforma Zoom.

A homenagem ao Desembargador Genival Ferreira Cajú ocorre pela passagem do centenário do seu nascimento, que aconteceu no último dia 24 de outubro. A iniciativa faz parte dos trabalhos desenvolvidos há alguns anos por meio da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário. De acordo com o presidente da Comissão, trata-se do reconhecimento pela contribuição que o Desembargador deu em vida como jurista e cultor do direito ao Estado da Paraíba. “O ato é extensivo aos familiares do homenageado, por tudo que o saudoso Desembargador fez pelo Direito e pela Justiça. O Desembargador Genival Ferreira Cajú foi um notório membro da nossa Corte de Justiça e está sendo honrosamente lembrado dentro das comemorações de fundação do TJPB”, afirmou Marcos Cavalcanti.

O magistrado lembrou que o Desembargador Genival Ferreira Cajú nasceu na cidade de Bonito de Santa Fé, no extremo oeste da Paraíba, que ainda deu ao Tribunal mais dois ilustres Desembargadores: Luiz Silvio Ramalho Sênior e Coriolano Dias de Sá. “celebraremos o centenário de nascimento do Desembargador Coriolano Dias no próximo ano”, adiantou o presidente da Comissão.

O Desembargador Genival Ferreira Cajú iniciou suas atividades profissionais como promotor público substituto da Comarca de Itaporanga e ingressou na magistratura como juiz em Araruna, nomeado em 16 de junho de 1952. 

No 1º Grau, foi magistrado, ainda, nas Comarcas de Ingá, Itaporanga, Campina Grande e, em julho de 1967, foi removido para a 7ª Vara de João Pessoa. Em 3 de outubro de 1988, o juiz Genival Cajú foi nomeado para o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba. O magistrado aposentou-se no mês de outubro de 1991. Também foi integrante do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba. 

Por Gabriella Guedes

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611