Conteúdo Principal
Publicado em: 07/08/2024 - 10h53 Atualizado em: 07/08/2024 - 12h12 Tags: Centenário, Francisco de Assis Martins

TJPB homenageia centenário do desembargador Francisco de Assis Martins nesta quinta-feira

Francisco de Assis Martins
Des. Francisco de Assis Martins

O Tribunal de Justiça da Paraíba fará uma homenagem ao centenário do desembargador Francisco de Assis Martins, nesta quinta-feira (8), às 16h, no Pleno do TJPB. O tributo é uma iniciativa da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário, presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, com o apoio do presidente do Tribunal, desembargador João Benedito da Silva, que fará a abertura da sessão.

Foto do desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque
Des. Marcos Cavalcanti

“Nós teremos essa homenagem ao desembargador Francisco de Assis Martins, de saudosa memória, e porque não dizer a sua própria família, que está recebendo do Pleno esta homenagem. Essa é uma forma de reconhecimento e de gratidão àqueles que prestaram serviço por tantos anos ao Poder Judiciário, exatamente nos tempos e momentos mais difíceis, quando nós não dispúnhamos da Tecnologia da Informação como temos hoje”, lembrou Marcos Cavalcanti.

Sala do Tribunal Pleno
Sala do Tribunal Pleno

A solenidade é feita sempre no Tribunal Pleno, onde há uma manifestação de apreço, um discurso homenageando o magistrado centenário, momento em que uma pessoa da família  também discursa. 

Mais três desembargadores terão seus centenários homenageados este ano: Luiz da Costa Araújo Bronzeado, Onildo Cavalcanti de Farias e Miguel Levino de Oliveira Ramos.

Francisco de Assis Martins - Nasceu no dia 2 de julho de 1924, filho de Petrônio Martins Pereira e Olivia de Alencar Martins. Era casado com a bacharela Vanda Campos Martins, filha de Joaquim Ribeiro Campos e Maria Gomes Campos.

Após a conclusão do seu curso, em 1955, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba, iniciou suas atividades profissionais como advogado na Comarca de São José de Piranhas.

Ingressou na magistratura paraibana como Juiz de Direito de São José de Piranhas, nomeado em 12 de julho de 1955. Em 6 de outubro de 1969, foi promovido a Juiz Substituto da Quinta Vara de Campina Grande, na qual já vinha servindo como titular. Em 28 de fevereiro de 1973, foi removido para a 3ª Vara da Comarca de João Pessoa. Permaneceu como titular daquela Vara até 30 de novembro de 1991, quando foi promovido, por antiguidade, para o cargo de Desembargador.

Permaneceu como integrante do Tribunal de Justiça até a data de seu falecimento, ocorrido em 11 de janeiro de 1992, na Capital paraibana.

Por Nice Almeida

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611