TJPB homenageia mulheres e se solidariza com oficiala de Justiça
Em atendimento a um pedido do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, os desembargadores que integram o Órgão Especial do Poder Judiciário estadual homenagearam o Dia Internacional da Mulher, durante a sessão administrativa desta quarta-feira (12). Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente em exercício do TJPB e vice-presidente da Corte, João Batista Barbosa. A sessão também foi marcada por ser a primeira, na história do Tribunal de Justiça da Paraíba, com a tradução na Língua Brasileira de Sinais - Libras.
A data internacional que lembra todas as mulheres foi comemorada, oficialmente, no sábado passado (8). “De fato, o Dia Internacional da Mulher simboliza a luta por igualdade, respeito e reconhecimento da força e da competência feminina em todas as áreas da sociedade. Portanto, nossa homenagem deve ser dedicada a todas as mulheres, especialmente, àquelas que integram o Judiciário da Paraíba - juízas, assessoras, secretárias, chefes de gabinetes, servidoras e colaboradoras que, com dedicação e compromisso, contribuem diariamente para a promoção da Justiça e para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito”, destaca a mensagem lida pelo desembargador João Batista Barbosa.
Os desembargadores do Órgão Especial do TJPB também se solidarizaram com a oficiala de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Maria Sueli Sobrinho, de 48 anos, que foi violentamente agredida por um sargento de Polícia Militar, enquanto trabalhava na tarde do sábado, justamente no Dia Internacional da Mulher.
“Este Órgão Especial registra solidariedade ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, pelo imediato e integral apoio que está dando a sua servidora, com pedido de investigação da ocorrência pelas autoridades competentes e a correspondente punição ao agressor”, afirmou o desembargador João Batista Barbosa.
Na ocasião em que a oficiala de Justiça cumpria suas funções, ela levou uma cabeçada e um soco do sargento da Polícia Militar (PMMG), Daniel Wanderson do Nascimento. Devido aos ferimentos, ela precisou de atendimento médico. Ele pode responder por quatro crimes na Justiça comum e mais outros quatro na Justiça Militar.
Voto de louvor – Ainda na sessão desta quarta-feira (12), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça da Paraíba, aprovou um Voto de Louvor para a nova presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministra Maria Elizabeth Rocha, que tomou posse nesta quarta-feira (12) e a passa a ser a primeira mulher a presidir este Tribunal. A propositura da homenagem, acatada por unanimidade, foi do desembargador João Benedito da Silva.
“A ministra Maria Elizabeth Rocha faz história ao ser empossada como a primeira mulher presidente do Superior Tribunal Militar, uma Instituição com 217 anos de existência. A magistrada esteve em nosso Tribunal e demonstrou ser uma pessoa simples, acessível, forte e muito inteligente”, comentou João Benedito da Silva.
Dia do Bibliotecário - O desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, presidente da Comissão de Cultura e Memória do TJPB, registrou durante a sessão a passagem do Dia do Bibliotecário, dia 12 de março. A data se deve ao nascimento de Manoel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. “Aproveito a ocasião para parabenizar os servidores do Poder Judiciário que porventura sejam formados em biblioteconomia e eu faço na pessoa do bibliotecário titular da nossa biblioteca e arquivista Patrício Fontes, pelo seu dia”, destacou o desembargador.
Por Fernando Patriota