Conteúdo Principal
Publicado em: 24/08/2021 - 15h27 Atualizado em: 25/08/2021 - 12h59 Tags: DITEC, TJPB, Nova VPN

TJPB investe em nova VPN e melhora a Segurança da Informação do Poder Judiciário

A Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal de Justiça da Paraíba iniciou, nessa segunda-feira (23), a implantação da nova VPN (Rede Privada Virtual) para aumentar a segurança da informação. A nova VPN é derivada da instalação de novos equipamentos de segurança que foram adquiridos pelo Tribunal e instalados em seu datacenter. De acordo com diretor da Ditec, Ney Robson, com a nova VPN, o serviço será administrado pela mesma solução de firewall e todo tráfego da rede passará por este filtro, havendo maior probabilidade de correlacionar eventos e melhorar a segurança da rede.

“O avanço tecnológico que o TJPB continua realizando através da DITEC contribui para um melhor processo jurisdicional. A implementação da nova VPN é mais um exemplo. A partir desta implementação, inúmeros filtros do conteúdo trafegado na rede do Tribunal passa a ser melhor monitorado, possibilitando que a equipe técnica aja mais rapidamente na promoção e manutenção da Segurança da Informação no Tribunal”, informa José Oliveira, coordenador de Redes da Ditec.

Os magistrados e servidores que necessitam utilizar serviços internos, que dependem da utilização deste acesso, devem atualizar o aplicativo que está sendo disponibilizado pela Gerência de Atendimento (Geate) e Gerência da Informação (Geinf), no Facilitador Ditec, na intranet. A Ditec informa que o sistema apresenta a mesma simplicidade de operação, bastando que o usuário faça a instalação e realize a conexão normalmente.

A mudança ocorrerá, paulatinamente, até o dia 10 do mês seguinte. Nessa segunda, iniciou com todos os servidores da Ditec, que deverão instalar o aplicativo em seus equipamentos e homologar o novo serviço até a próxima sexta-feira (27), quando a VPN antiga será desabilitada para este público.

Na próxima semana, os magistrados e servidores poderão iniciar a instalação do aplicativo e também realizar a homologação do novo serviço. O diretor da Ditec explicou que esse público, por ser maior e mais heterogêneo, terá a até o dia 10 de setembro para instalar e reportar qualquer anormalidade encontrada na utilização dos serviços com a nova VPN para que a Diretoria realize os ajustes necessários.

Conforme Fábio Rodrigues, gerente de Atendimento, a VPN, vem para agregar valor aos serviços do TJPB, uma vez que proporciona maior controle e segurança na transação de dados entre redes públicas (externas) e a rede privada do TJPB. “A utilização da ferramenta Facilitador Ditec minimiza os impactos da realização de mudanças, tanto para os usuários, facilitando a realização de instalações, como para o atendimento de TI, uma vez que dá aos usuários que não possuem conhecimento em tecnologia, condições de realizar tal atividade”, pontuou. 

Ele acrescentou, ainda, que a Ditec possui uma página destinada ao teletrabalho (https://www.tjpb.jus.br/intranet/teletrabalho) e, nessa página, é possível encontrar informações sobre quais sistemas necessita do uso da VPN, aplicativos como o facilitador e manuais relacionados ao teletrabalho.

Para Francisco Magalhães, coordenador de Segurança da Informação, a nova solução de VPN será um reforço nos mecanismos de segurança, pois cria um túnel criptografado em que a comunicação trafega de forma segura entre os diferentes dispositivos da Internet e o ambiente local do Tribunal. “Isso trará uma redução nos riscos, já que evita a interceptação maliciosa de dados por criminosos cibernéticos”, ressaltou.

Já Ney Robson, diretor de Tecnologia, considera que a nova VPN proporcionará maior segurança cibernética ao Poder Judiciário paraibano. “Buscamos, a cada dia, evitar desastres de segurança da informação com implantações de procedimentos e soluções tecnológicas para que estes incidentes não ocorram e não ensejem prejuízos à instituição e aos jurisdicionados”, comentou.

Por Gabriella Guedes

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611