TJPB promove palestra sobre glaucoma, doença que afeta um milhão de brasileiros e causa cegueira
O Tribunal de Justiça da Paraíba realiza nesta segunda-feira (29), a partir das 14h30, a palestra ‘Glaucoma: Impacto Social e Importância da Conscientização’, com a oftalmologista convidada Ana Clara Oliveira. O evento acontece na Sala de Sessões do Pleno do TJPB, em homenagem ao Dia Nacional do Combate ao Glaucoma, 26 de maio. O propósito é alertar aos magistrados (as) servidores (as) e colaboradores (as) sobre os riscos de uma doença que afeta a visão de quase um milhão de brasileiros, sendo a segunda causa de cegueira no mundo, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A palestra é promovida, diretamente, pelo Núcleo Socioambiental do TJPB, com o apoio da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário estadual e envolve ainda as gerências de Apoio Operacional (Geapo) e Qualidade Vida (Gevid). O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Benedito da Silva, o presidente da Comissão, desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, e a juíza coordenadora do Macrodesafio de Sustentabilidade do TJPB, Lua Yamaoka Mariz Maia Pitanga, confirmaram presença.
“O glaucoma destaca-se como a principal causa de cegueira irreversível no Brasil e no mundo, apresentando importante impacto social. Dessa forma, ações de conscientização para exame oftalmológico regular são de extrema importância, para evitar a progressão da doença e consequente perda visual”, enfatizou Ana Clara Oliveira. A oftalmologista ainda disse que é importante ressaltar que o impacto do glaucoma vai muito além do indivíduo. “Portanto, o seu combate deve envolver toda a sociedade”, pontuou.
De acordo com a gerente da Geapo, Liana Urquiza de Sá Lubambo, “o objetivo da palestra é conscientizar o público sobre o glaucoma, doença crônica que está entre as principais causas de cegueiras do mundo. A ação contará com uma especialista explicando o que é o glaucoma, suas formas de tratamento e controle. Por isso, é muito importante a preocupação do Poder Judiciário estadual em fazer esse alerta”.
A gerente de Pesquisas e Estatísticas e integrante do Núcleo Socioambiental do Tribunal, Renata Grigório dos Anjos, disse que a ação tem como foco trazer a importância dos exames de rotina, nesse caso específico, os cuidados com a visão. “Além da conscientização do uso de água, energia e recursos renováveis, o Núcleo também tem a missão de promover iniciativas de sensibilização voltadas a melhoria de vida dos profissionais que trabalham no Judiciário”
Segundo a gerente de Qualidade de Vida, Valéria Beltrão, “durante o evento a Gevid dará suporte na aferição da pressão arterial e orientações sobre saúde”.
O que é o Glaucoma - A doença causa uma pressão intraocular, provocando uma lesão no nervo ótico e consequentemente comprometendo a visão. Se não for tratada adequadamente pode levar à cegueira. A perda visual só ocorre em fases mais avançadas. Primeiro o campo visual vai diminuindo até se tornar uma visão tubular e sem tratamento, o paciente pode ficar cego.
O glaucoma é um problema que não apresenta sintomas. A partir dos 40 anos de idade é necessário visitar o oftalmologista para olhar o nervo e medir a pressão interna do olho para saber se há indícios de desenvolvimento de um glaucoma. O procedimento é simples e indolor.
Por Fernando Patriota