TJPB recebe 675 livros para atender aos magistrados, setores do Tribunal, comarcas e os usuários da Biblioteca
O Tribunal de Justiça da Paraíba acaba de receber 675 títulos jurídicos. As obras, que atingem todas as áreas do Direito são destinadas para uso dos gabinetes dos desembargadores, setores específicos do TJ, comarcas do interior do Estado e para manuseio dos operadores de Direito que estudam e pesquisam na Biblioteca do Tribunal.
Segundo a coordenadora de Arquivo e Biblioteca (Coarbi), Fátima Soares, aproximadamente 80 pessoas, por dia, usufruem dos serviços da “Biblioteca Desembargador Osias Nacre Gomes”, que funciona no andar térreo do prédio do TJ.
“O fluxo maior é entre às 12h e 14h. Nosso público também abrange usuários não servidores do poder judiciário, pessoas que vêm estudar para concursos públicos, bem como estudantes do curso de Direito de todas as faculdades de João Pessoa”, resume.
O acervo da Biblioteca do TJ é composto por 5.061 títulos de obras bibliográficas (livros), em sua grande maioria, abrangendo a área jurídica, havendo também títulos de áreas afins. Há ainda, 1348 periódicos nacionais; 588 CD-ROM's; e 193 DVD's.
De acordo com a coordenadora, o acervo é bem procurado, mas as áreas Direito Civil, Administrativo e Constitucional batem recorde.
“Também temos obras escritas por juristas paraibanos no acervo da biblioteca do TJ. “Estamos nos empenhando no sentido de ampliarmos este acervo, a fim, de prestigiar os autores de nossa terra”, disse.
Busca pela Internet - Com a internet e a facilitação de buscas em sites, algumas pessoas acreditam que os livros podem ficar obsoletos. Não é o caso de Fátima Soares. “Não acredito que o livro saia de circulação, mesmo com tantas facilidades oferecidas pelas tecnologias da informação e comunicação, muitos não têm acesso a esses meios, pois quem gosta de ler, tem o prazer de ter a obra em mãos, folheá-la e senti-la como parte de si mesmo”, afirma A coordenadora Fátima já atuou na área de arquivos, organizou e administrou o Arquivo Multimídia da TV Tambaú. Trabalhou nas biblioteca do Sesc, do Unipê, no DER, atual Denit.
Novos projetos - Entre os futuros projetos almejados pela equipe da Coarbi estão: Formação de uma coleção de entretenimento, com livros de romances, religiosos, filosóficos, auto-ajuda e indexação de todos artigos dos periódicos existentes.
Atualização do link da Biblioteca na página do TJPB, como também a disponibilização de um módulo de consulta desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) que possibilitará aos usuários desta biblioteca, consultar, reservar e renovar online o acervo. Ampliação do uso das ferramentas de TI - (Tecnologias da Informação) Outro projeto da coordenação é implantação de um serviço online de alerta, que consiste em informar, semanalmente, na página da Biblioteca as obras recebidas por compra, doação ou permuta. E retomar a questão da implantação da Gestão Documental do Poder Judiciário Paraibano, uma vez que já existe uma tabela de temporalidade de documentos da atividade-meio e desta forma procurar resolver o problema da Acumulada Massa Documental (MDA).
Por outro lado, a coordenadora também visa reativar o memorial do Poder Judiciário Paraibano e conseguir um espaço físico adequado visando a melhor conservação do acervo e uma melhor satisfação que a ela se dirigem na busca de informação.
Por Kubitschek Pinheiro









