Conteúdo Principal
Publicado em: 16/04/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

TJPB recebe estudantes de direito de Campina Grande

O Tribunal de Justiça da Paraíba recebeu, na manhã desta quinta-feira (16), a visita de estudantes da Faculdade de Campina Grande (Unesc), acompanhados dos professores Aldo Gaudêncio e Gleick Meira, que vieram conhecer a estrutura e funcionamento da Corte.

Durante a visita, os estudantes do 3º e 4º período do curso de Direito acompanharam a sessão da Primeira Câmara Cível, onde o presidente, desembargador José Di Lorenzo Serpa, explanou sobre a composição da câmara, a sequência de votação, a presença do Ministério Público, assessoria e taquigrafia. “É uma grande oportunidade essa aproximação com a realidade jurídica, e que não é comum a todos estudantes. A nossa Câmara estará sempre aberta para recebê-los”, disse o desembargador.

Conforme o professor de Direito Empresarial I e Direito do Consumidor, Aldo Gaudêncio, “esta visita faz parte do projeto ‘Do Planalto ao Supremo’ da Faculdade de Campina Grande, que consiste em levar seus alunos do planalto da Borborema a conhecerem as instâncias recursais”.

Na primeira fase do projeto, os estudantes do 1º e 2º períodos conhecem o Fórum “Afonso Campos” de Campina Grande e a estrutura do juízo em 1º Grau. “Em seguida, estendemos a visitação ao Tribunal de Justiça, bem como à sede da OAB, na Capital, com o objetivo de mostrar aos acadêmicos a estrutura do TJPB, o funcionamento das Câmaras e do Tribunal Pleno que comanda o Poder Judiciário do nosso Estado" informou o professor Aldo Gaudêncio.

Essas visitas acontecem semestralmente. Ao Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal, a 2ª instância da Justiça brasileira, os alunos têm a oportunidade de, uma vez por ano, conhecer a estrutura na Capital Federal.

Por Gabriella Guedes

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611