Conteúdo Principal
Publicado em: 07/05/2015 - 16h50 Atualizado em: 07/05/2015 - 19h27 Tags: Conhecendo Judiciário

TJPB recebe visita de estudantes do Unipê através do “Conhecendo o Judiciário”

Juiz Marcos Salles com alunos no museu do judiciário estadual

A atividade foi realizada durante a penúltima visita de alunos ao Tribunal, neste primeiro semestre

O Tribunal de Justiça da Paraíba deu continuidade, na tarde desta quinta-feira (7), ao Projeto “Conhecendo o Judiciário”. Cerca de 60 alunos do 1º período do curso de Direito do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) estiveram conhecendo as dependências do Tribunal.

As visitas são sempre acompanhadas pelo desembargador Leandro dos Santos, idealizador do projeto. No entanto, na visita desta quinta, quem conduziu os alunos, a convite do desembargador, foi o juiz Marcos Coelho Salles, titular da 1º Vara da Fazenda Pública da Capital.

O magistrado, na oportunidade, destacou a iniciativa deste projeto, pois: “Desperta o interesse do jovem estudante para o mundo jurídico, aproximando, quem sabe, a redução das críticas ao Poder Judiciário.”

Os estudantes foram acompanhados, também, pela professora doutora Rildesia Gouveia, responsável pela disciplina de Psicologia Jurídica.

Segundo o estudante, Paulo Maia, do 1º período, que conheceu as dependências do TJPB pela primeira vez, a visita foi bastante importante: “Tanto para o lado pessoal, quanto para o lado profissional, tendo em vista que, percebo que alguns alunos irão preferir ou a magistratura ou a advocacia e este momento, facilita no discernimento pessoal do aluno, ampliando os seus conhecimentos sobre a área”, explicou.

Os alunos, após a palestra do juiz, tiveram a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os vários aspectos da Justiça, incluindo temas debatidos atualmente na sociedade, a exemplo da Redução da Maioridade Penal, Auxílio Moradia para os juízes, Processo Judicial Eletrônico (PJe), entre outros.

Para o magistrado Marcos Salles, procurou-se externar o ponto de vista, não do Poder Judiciário, mas de alguns juízes, sobre essas realidades, “a intenção é promover um debate e um diálogo entre os alunos”, ressaltou.

Por Vinícius Nóbrega (estagiário)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711