TJPB tem ações permanentes de prevenção ao suicídio e prepara programação para o Setembro Amarelo
A Campanha do Setembro Amarelo deste ano traz o tema ‘Se precisar, peça ajuda’, com o objetivo de mobilizar a sociedade na luta contra o suicídio, que continua sendo uma das principais causas de mortes evitáveis no mundo. O ponto alto das ações acontece no dia 10, data do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Contudo, o trabalho de prevenção acontece durante todo o ano. Historicamente, o Tribunal de Justiça da Paraíba abraça essa importante campanha em favor da vida, com iniciativas permanentes e sazonais.
A Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do TJPB têm iniciativas contínuas de prevenção ao suicídio e prepara uma programação específica para este mês, com atendimento em todas as unidades judiciárias do Estado. Também em homenagem ao Setembro Amarelo, a partir desta segunda-feira (2), os fóruns Cível e Criminal da Comarca de João Pessoa e o Palácio da Justiça estadual recebem iluminação em tons de amarelo, como forma de chamar atenção para as ações no mês.
Conforme a gerente da Gevid, Valéria Beltrão, “a equipe da Psicologia da Gerência de Qualidade de Vida tem investido muito em saúde mental, dando suporte clínico-psicológico a todos que fazem parte do Poder Judiciário paraibano”. A gerente disse, ainda, que magistrados (as), servidores (as) e colaboradores (as) que necessitam de escuta ou acompanhamento psicológico devem entrar em contato, por meio dos telefones (83) 991440048 ou (83) 987658350.
Uma das doenças mais recorrentes que afeta a saúde mental é a depressão, que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como o distúrbio do sono e do apetite. “Além do atendimento por telefone, desenvolvemos o Projeto Receptividade, voltado à construção de uma política de saúde mental para magistrados(as) e servidores(as) do Judiciário estadual”, acrescentou Valéria Beltrão.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem todos os anos devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas. Sendo a quarta maior causa de mortes de jovens de 15 a 29 anos de idade. Ainda de acordo com a OMS, o suicídio é uma ocorrência complexa, influenciada por fatores psicológicos, biológicos, sociais e culturais. No Brasil, anualmente, acontecem 14 mil casos, o que representa 38 suicídios por dia.
Sobre a Campanha - No Brasil, a Campanha do Setembro Amarelo teve início em 2015, em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria. A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções e garantir mais visibilidade à causa. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Disque 188 ou acesse o site www.cvv.org.br.
O Setembro Amarelo surgiu depois de fato triste, quando um rapaz norte-americano de 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida no mês de setembro de 1994 e, como ele possuía um carro amarelo, sua família e amigos distribuíram, durante seu velório, cartões com fitas amarelas e frases motivacionais para pessoas que, eventualmente, estivessem passando por problemas mentais ou emocionais.
Por Fernando Patriota