Conteúdo Principal
Publicado em: 09/07/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Treinamento de gestores do TJPB busca a excelência da prestação jurisdicional

O Treinamento sobre Gestão de Pessoas e Processos de Trabalho para a Turma 9 do Tribunal de Justiça da Paraíba será concluído nesta sexta (9). Foi coordenado pela Secretaria de Recursos Humanos do TJ, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento e Programas Especiais (Codes) e está sendo realizado na Escola Superior da Magistratura (Esma). Nessa etapa, participam secretários, coordenadores, consultores, gerente de contratação, chefe do setor de Taquigrafia, presidente da Comissão de Licitação e secretários dos fóruns das comarcas de 3ª entrância. 

O objetivo é estender as diretrizes da Meta 6 estipulada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Essa meta determina que 100% dos gestores das unidades judiciárias sejam capacitados nos temas de gestão de pessoas e processos de trabalho.

A primeira etapa desse treinamento foi realizada com juízes e analistas, profissionais enquadrados na determinação do CNJ. Porém, de acordo com a coordenadora de Desenvolvimento e Programas Especiais (Codes), Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos, devido ao grande sucesso da fase inicial e, após sugestões dos participantes, foi decidido levar esse conhecimento aos demais gestores do Tribunal. O primeiro treinamento contou com oito turmas de juízes e analistas, começando por Sousa passando por Patos, Campina Grande e depois João Pessoa.

Os responsáveis por ministrar o treinamento são os professores Ana Lúcia Carvalho de Souza, do Departamento de Administração da UEPB e do Unipê e o professor Arturo Rodrigues Felinto, do Departamento de Administração da UFPB. Eles explicaram como é estruturado o curso. “Nós criamos um treinamento interativo, onde as pessoas se relacionam. Há uma parte de teoria, uma parte de dinâmica, momento no qual os participantes criam metas e desenvolvem ações que beneficiem o TJPB”, explicou  Arturo Rodrigues, que também é consultor empresarial e mestre em Engenharia de Produção.

“Quando nós fomos convidados para sermos instrutores desse aperfeiçoamento, uma das solicitações era a adequação à realidade do Tribunal. Então, foi feito um estudo sobre as necessidades e procedimentos adotados no órgão. Além disso, como esse treinamento foi direcionado aos administradores do TJ, diferentemente do que houve com os juízes e analistas, foram feitas algumas modificações para que o curso se adequasse a realidade desses profissionais”, esclareceu Ana Lúcia, que também coordena os cursos de MBA do Unipê.

Segundo os professores, os benefícios para o Tribunal serão demonstrados por meio dos  conhecimentos adquiridos pelos servidores neste treinamento. Um dos participantes, Dimitri Luna, chefe da Consultoria Jurídica do TJPB, opinou sobre a importância do curso para os gestores. “Essa capacitação nos dará os meios necessários para lidar melhor com as pessoas e prestar um serviço de excelência, que supra os anseios da sociedade”.

De acordo com a coordenadora  Maria dos Remédios, uma grande vantagem do treinamento é “a oportunidade que os gestores estão tendo de discutirem, de forma conjunta, situações vivenciadas, diariamente, na administração do Tribunal”.

Maria dos Remédios falou, ainda, dos benefícios que esse modelo de capacitação irá trazer para a prestação de serviço à população. “O resultado, com certeza, vai alcançar o objetivo do Tribunal, que é a excelência na prestação jurisdicional”.

Da Coordenadoria (com colaboração do estagiário Ramon Costa)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711