Tribunal de Justiça vai realizar evento sobre acessibilidade e inclusão
A Escola Superior da Magistratura (Esma), do Tribunal de Justiça da Paraíba, será sede de um evento voltado à Pessoa com Deficiência (PCD), promovido pelo Poder Judiciário estadual, através da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJPB. O encontro será dia 22 de setembro, das 7h às 18h. Na manhã desta sexta-feira (05), integrantes da comissão se reuniram para discutir a organização das atividades e estratégias de divulgação e preparação do evento.
A Comissão é presidida pela desembargadora, Anna Carla Lopes Correia Lima de Freitas, e a iniciativa reafirma o compromisso do Judiciário paraibano com a promoção da acessibilidade, da diversidade e da inclusão social.
“Durante o encontro foram discutidas ações como a divulgação do evento nos canais oficiais do Poder Judiciário estadual, incluindo o portal institucional e demais mídias e acessos. Também foi feita a revisão da programação, que contará com exposições de artistas PCD, proporcionando um espaço de visibilidade e valorização da arte inclusiva”, comentou Surama Monalisa Costa Sobreira, da coordenação de Apoio aos Comitês e Comissões do TJPB.
Outro ponto de destaque foi a produção de uma cartilha em formato de cordel, voltada ao público com deficiência, com linguagem acessível e foco na inclusão.
A programação do evento contará com a presença de nomes de destaque nacional na temática da inclusão, como o juiz Márcio Aparecido da Cruz Germano da Silva, magistrado com deficiência visual do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 9ª Região (PR). Estarão presentes, ainda, magistrados(as) do TJPB, além de advogados, professores, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública e servidores atuantes na pauta da inclusão e acessibilidade.
Também participaram da reunião do encontro de trabalho desta sexta-feira Maria do Socorro Belarmino de Souza, deficiente visual e integrante da Comissão de Acessibilidade e Inclusão e pedagoga do Núcleo de Apoio da Equipe Multidisciplinar (Napem); Daiane Lins da Silva Firino (Coordenação Pedagógica da Esma e membro da Comissão); Daniela Gonçalves de Menezes (Gerência de Qualidade de Vida); e Roberta Matias (Gerência de Comunicação).
Por Fernando Patriota