Unidade de Acessibilidade quer mais ferramentas digitais para pessoas com deficiência visual
Na última reunião de trabalho de 2022, ocorrida, por meio virtual, na manhã desta segunda-feira (14), os membros da Unidade de Acessibilidade e Inclusão (Unai) do Tribunal de Justiça da Paraíba deliberaram pela formalização de demanda, junto à Diretoria de Tecnologia da Informação, para possibilitar mais opções de acesso digital, às pessoas com deficiência visual e cegas, ao botão “leia mais”, existente no site do TJPB, por meio das teclas “enter” e “espaço”, não apenas pelo mouse.
Além disso, decidiram, também, pela promoção de um evento por videoconferência, a ser organizado até o final do ano, tendo como referência o dia 03 de dezembro, data comemorativa ao Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, como explicou a gerente de Projetos e Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça, Caroline Leal.
“Será um momento virtual, promovido em parceria com a Escola Superior de Magistratura (Esma), em que a PBPrev será convidada para participar da discussão sobre as regras, leis, direitos e deveres das pessoas com deficiência no âmbito do TJPB”, informou Caroline Leal.
A gerente salientou, ainda, que o resultado do levantamento feito, para a atualização cadastral, será atualizado na ficha funcional dos servidores e magistrados, no que se refere às perguntas com respostas “sim” e “não”. As demais questões, envolvendo o tipo de necessidade especial, bem como, as partes dos dependentes, terá uma avaliação mais específica, apurada, para em seguida serem enviadas ao Recursos Humanos.
Ainda de acordo com Caroline Leal, a próxima reunião ficou agendada para ser realizada dia 23 de janeiro de 2023, sendo definido, também, a produção de um relatório anual de todas as atividades desenvolvidas pela Unai, disponibilizadas no site do Tribunal de Justiça.
Por Lila Santos




