Webinário da Esma discute movimentação processual no 1º Grau
Com o tema ‘Movimentação Processual Criminal e Cível para o 1º Grau – Turma Cível’, mais de 240 inscritos, entre magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário estadual, participaram, na manhã desta sexta-feira (19), do webinário promovido pela Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma-PB). A temática foi conduzida pelo juiz da Vara Única da Comarca de Caaporã, Anderley Ferreira Marques. No dia 8 deste mês, a mesma atividade foi voltada para a parte criminal.
Os vídeos das duas edições, Criminal e Cível estão disponíveis no canal da Esma-PB no YouTube. Durante sua exposição, o juiz Anderley Marques destacou a importância da correta utilização das movimentações nos sistemas judiciais. Ele ressalta que, como integrante da Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Tribunal de Justiça da Paraíba, tem tido a oportunidade de trocar experiências, contribuindo com reflexões e aprendizados que visam aprimorar a gestão da movimentação processual.
Ele, também, parabenizou a direção da Esma-PB pela iniciativa de promover o debate sobre a temática da movimentação processual. “Muitos colegas do interior desejam participar, mas enfrentam dificuldades de deslocamento. Por isso, optou-se por esse formato de webinário, que permite alcançar um público mais amplo, contemplando tanto magistrados quanto assessores e possibilitando a participação de um número maior de pessoas”, destacou o juiz Anderley.
Durante as três horas, o palestrante falou que a questão vai além da simples movimentação processual, envolvendo a compreensão do papel dos dados na rotina dos gabinetes e cartórios. Em outro tópico, o magistrado enfatiza que os dados estatísticos de produtividade das unidades judiciais e dos tribunais, bem como diversos indicadores gerenciais e tecnológicos, são essencialmente medidos a partir das movimentações lançadas por magistrados(as) e servidores(as), e posteriormente informados ao DataJud.
Por Marcus Vinícius




