Conteúdo Principal
Publicado em: 07/07/2021 - 12h08 Atualizado em: 07/07/2021 - 14h19 Tags: DITEC, Webinário, Novas Tecnologias no Judiciário

Webinário ‘Novas Tecnologias no Judiciário’ promoveu nove edições no primeiro semestre

Neste primeiro semestre de 2021, a Escola Superior da Magistratura (Esma) promoveu o Webinário “Novas Tecnologias no Judiciário”. A iniciativa, em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), foi voltada para formação continuada e permanente de magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual, e, na oportunidade, foram fomentadas nove temáticas com temas atuais.

O webinário proporcionou aos mais de quatro mil inscritos nas nove edições, de como utilizar os sistemas computacionais e de ferramentas tecnológicas de uso cotidiano do Tribunal de Justiça da Paraíba, bem como orientá-los no tocante à preparação para o teletrabalho.

Desembargador Ricardo Vital

Para o diretor da Escola, desembargador Ricardo Vital de Almeida, a Esma - braço acadêmico do TJPB -, sob invariável manutenção histórica dos seus desideratos, firme em cada gestão que se renova, mantém hasteada a bandeira do esforço perene na caminhada do engrandecimento do Poder Judiciário, irmanada portanto aos interesses de magistrados e servidores em geral, na ideia comum do informar, compartilhar e democratizar conhecimentos. 

“O Webnario ‘Novas Tecnologias no Judiciário’ é um testemunho outro ao aprofundamento técnico dessas ferramentas facilitadoras a uma prestação jurisdicional crescentemente célere, impessoal e eficaz em benefício do jurisdicionado”, disse o desembargador Vital.

Juiz Euler Jansen

O juiz auxiliar da Presidência do TJ, Euler Jansen, ressaltou que a Esma será conhecida também por ser "as pernas profissionalizantes" do TJ, diante dessa iniciativa extremamente prática. “A direção da Escola bem detectou que para a efetivação da função precípua do nosso Judiciário - julgar com qualidade e celeridade, inclusive cumprindo o objetivo da gestão do desembargador-presidente, Saulo Benevides, que é a prestação jurisdicional célere, extirpando a tão atribuída morosidade -, não é necessária apenas os altos estudos que já vinham sendo feitos há várias gestões, mas também as técnicas que podem ser obtidas com o uso mais acurado por magistrados e servidores das ferramentas de informática já colocadas à disposição, mas, por vezes, desconhecidas”, disse o magistrado.

Ele assegurou, ainda, que, assim, de forma primorosa, a Esma detectou este esquecido nicho para sua atuação e, em consequência, o engrandecimento do Poder Judiciário estadual.

Ney Robson

O diretor da Ditec, Ney Robson, afirmou que a iniciativa foi uma importante ferramenta para disseminação do conhecimento. “Os eventos abordaram temas do cotidiano dos magistrados e servidores quando da utilização das ferramentas tecnológicas em suas atividades e, com isso, maximizou as potencialidades dos recursos disponíveis em cada uma delas”, destacou.

Juiz Antônio Silveira Neto

Já o juiz Antônio Silveira Neto, diretor adjunto da Esma, informou que quem perdeu as transmissões das conferências ao vivo ou para quem queira assistir novamente as temáticas, a Escola disponibilizou no canal da Esma no YouTube, sete vídeos totalmente na íntegra.

Os webinários ocorreram às sextas-feiras, das 11h às 13h, com diversos palestrantes e cada temática um especialista no assunto abordado. Os eventos foram transmitidos pela plataforma ZOOM e pelo canal da Esma no YouTube. Além disso, os webinários na modalidade a distância tiveram certificação para fins de progressão na carreira funcional.

As temáticas disponibilizadas aos participantes foram: ‘Painel PJe; Uso da ferramenta Zoom – configuração, gravação em nuvem e integração com o PJe Mídias; Gestão de Processos no PJe – etiquetas, agrupadores e rotinas cartorárias’; Diário da Justiça- Integração DJEN/SIP/PJ; e TJCalc como ferramenta para agilizar cálculos’. 

Os magistrados e servidores puderam participar também dos seguintes temas: ‘Sistemas de custas e integração com o PJe; Preparação para o Teletrabalho - Saúde Mental, Pandemia e Home Office; Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento; e Painel de produtividade dos servidores’. 

2º semestre - Neste segundo semestre de 2021, a Esma em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça estará promovendo o Webinário ‘Repensando práticas judiciais: diálogos com Corregedoria e Esma’. A iniciativa visa discutir, até o mês de novembro, uma série de assuntos relacionados à gestão judiciária.

Por Marcus Vinícius/Gecom/TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611