Conteúdo Principal
Publicado em: 27/11/2020 - 12h16 Atualizado em: 30/11/2020 - 12h09 Tags: Nupemec, Semana Nacional da Conciliação

XV Semana Nacional da Conciliação inicia segunda (30), abertura será no Fórum Cível de João Pessoa

Na ocasião, haverá o lançamento da boneca mascote da conciliação
XV Semana Nacional da Conciliação inicia segunda (30), abertura será no Fórum Cível de João Pessoa / Fotos: Ednaldo Araújo

Tem início, nesta segunda-feira (30), a XV Semana Nacional da Conciliação 2020, evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a participação do Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). Na Capital, a abertura oficial acontecerá às 13h15, no hall central do Fórum Cível ‘Desembargador Márcio Moacyr Porto’. O esforço concentrado, que ocorrerá até o dia 04/12, com audiências virtuais e presenciais, tem, até o momento, 465 ações pautadas. Na ocasião, haverá o lançamento da boneca mascote da conciliação.

Juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior

O diretor adjunto do Nupemec, juiz Antônio Carneiro salientou que a Semana Nacional da Conciliação é um período excepcional para que o Judiciário possa coroar todos os trabalhos que são feitos na área da conciliação e mediação durante o ano. “É quando as unidades judiciais de todo o Estado fazem um esforço maior para que os índices de conciliação e a política judiciária de seleção consensual sejam, realmente, consolidados. A nossa expectativa é a melhor possível”, ressaltou o magistrado, destacando o envolvimento de juízes, promotores, defensores, advogados e de todas as pessoas que fazem parte do Sistema de Justiça. “A intenção é mostrar os modelos novos de jurisdição, que são: a conciliação e a mediação, eficazes, céleres e humanizados”, frisou.

Juíza Ana Amélia

A coordenadora dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) Cível, da Capital, Família e Cível, de Mangabeira, juíza Ana Amélia Câmara, informou que estão previstas 188 audiências, tanto no formato virtual quanto presencial. “A busca pela paz é um intento permanente e incessante pela Justiça estadual. Esse evento é muito importante para o Poder Judiciário paraibano. Conciliar e mediar elevam a ideia de pacificação, além do aspecto pedagógico de revelar para a sociedade que as divergências podem ser solucionadas por meio da comunicação construtiva, respeitosa, empática e restauradora”, pontuou a magistrada.

A coordenadora dos Cejuscs ressaltou a participação, como um dos parceiros, do Procon Estadual, que deu início, no dia 25/11, ao primeiro Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas, que se estende até o dia 04/12, dentro da Semana da Conciliação. O objetivo é possibilitar aos consumidores de João Pessoa e Campina Grande, com pendências, renegociarem suas dívidas e, assim, terem o poder de compra de volta.
 
Além disso, os interessados que entrarem em contato com o órgão estadual de defesa do consumidor, até esta sexta-feira (27), terá condições diferenciadas, pois receberá a data da audiência conciliatória que vai ocorrer entre 30 de novembro a 4 de dezembro, junto ao Cejusc Cível da Capital, na Semana Nacional de Conciliação, podendo resultar em acordos e, ao final, a homologação pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. Para outras informações ou dúvidas, entre em contato através do WhatsApp (83) 98618-8330, ou disque 151 gratuito. Se preferir, visite o site: www.procon.pb.gov.br ou as Redes socais: Instagram ou Facebook: @proconpb e Twitter @procongovpb.

Programação – Dentro do que foi organizado para o evento, no dia 30/11, às 14h30, terá início a exposição e venda, no valor de R$ 30,00, das bonecas mascotes da Conciliação, confeccionadas pelas reeducandas da Penitenciária Júlia Maranhão, que fazem parte do Projeto Castelo de Bonecas, num trabalho coordenado pela juíza auxiliar da Vara de Execução Penal da Capital, Andréa Arcoverde.

O esforço concentrado terá audiências conciliatórias e de mediações nos formatos presencial e virtual, a serem realizadas no período das 13h às 17h. A programação completa pode ser acessada, clicando na palavra conciliação.

Por Lila Santos/Gecom-TJPB

Arquivos Anexos: 

Os arquivos disponibilizados acima estão nos seguintes formatos: .pdf. Para saber mais sobre como visualizá-los, clique aqui.

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611