Alimentação para o homem atual
Um dos problemas que costuma incomodar os homens é a famosa barriguinha. Devido à genética, eles têm tendência a acumular gordura na região abdominal. Esta gordura aumenta o risco de doenças cardiovasculares, que podem ser prevenidas através do controle do peso. O segredo é balancear o consumo e o gasto energético.
Aí vêm os happy hours e churrascos. O consumo máximo de álcool recomendado por dia para os homens é de duas porções. Isso equivale a duas taças de vinho ou duas latinhas de cerveja. Por isso, procure alternar o consumo de bebidas alcoólicas com água e sucos, e prefira os petiscos que não sejam fritos, como uma tábua de frios com pãezinhos, por exemplo.
Pequenos excessos calóricos podem ser compensados através de exercícios físicos. A prática regular destas atividades também fortalece os músculos e mantém o corpo condicionado para aquele futebol com os amigos.
Na saúde do homem, a alimentação pode contribuir com um antioxidante de grande importância: o licopeno. Segundo alguns estudos científicos, ele reduz o risco de câncer de próstata.
O licopeno é encontrado em alimentos de cor avermelhada: mamão, melancia, pimentão e, principalmente, no tomate. Por isso, quanto maior a quantidade de tomate (e de produtos à base de tomate, como os molhos e sopas) em uma refeição, maior o teor do antioxidante.