Presidente do TJPB abre reunião com os integrantes dos Comitês Orçamentários
Os novos integrantes dos Comitês Orçamentários de 1º e 2º Graus receberam as boas vindas do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, ao participarem da 1ª reunião de trabalho, na manhã desta segunda-feira (3), no auditório Alcides Carneiro, no TJPB. O encontro foi preparatório para a realização das plenárias do II Fórum Orçamentário, que acontecerão nas Comarcas sedes de Circunscrição e no 2º Grau no período de 17 deste mês a 7 de agosto.
Ao abrir os trabalhos, o desembargador Joás de Brito fez um breve relato da situação orçamentária do Judiciário e as dificuldades que vem enfrentando com o repasse, a menor, do duodécimo, o que está deixando o Tribunal de Justiça no limite dos gastos. Falou do prazer de receber a todos e de contar com ajuda dos Comitês para o planejamento do Orçamento. Logo depois, repassou a presidência dos trabalhos ao coordenador da Política de Atenção Prioritária do 1º Grau, desembargador Carlos Martins Beltrão Filho.
Durante a reunião, o desembargador Beltrão falou da importância do gestor profissionalizar a elaboração orçamentária. “É preciso organizar o orçamento, planejar. Sem a profissionalização não tem como administrar bem”, afirmou o coordenador, ao pedir o empenho de todos nos trabalhos dos Comitês Orçamentários.
Ele informou aos integrantes dos Comitês que, durante a realização das plenárias do II Fórum Orçamentário, o presidente do Tribunal de Justiça se comprometeu em participar dos eventos em todas as circunscrições.
Coube ao diretor de Gestão Estratégica, Tony Márcio Pegado, apresentar a proposta de trabalho dos Comitês Orçamentários, que já vinha sendo executado nas gestões anteriores e a metodologia para a execução do II Fórum Orçamentário. “A partir dessa reunião, a gente já vai sair com um direcionamento para a execução do II Fórum Orçamentário”, observou Tony.
Outro ponto de pauta foi dar conhecimento a todos os membros dos Comitês Orçamentários de 1º e 2º Graus sobre a execução orçamentária, que é uma rotina mensal dentro dos Comitês. A diretora de Economia e Finanças do TJPB do Tribunal de Justiça, Gisele Alves Barros Souza, relatou que o setor vem analisando todos os contratos, para fazer um reajuste na previsão de tudo o que poderá ser feito até o final do ano. Ela relatou que, com o repasse a menor do duodécimo, o Tribunal deixou de receber, só este ano, mais de R$ 12 milhões.
Depois, foi a vez da gerente de Programação Orçamentária do TJPB, Erivalda Rodrigues Duarte, dar mais detalhes sobre a execução orçamentária.
Ao final do encontro, o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, que integra o Comitê Orçamentário de 2º Grau, na condição de membro do TJPB, disse que está disposto a aprender com a equipe.
Por Eloise Elane