Núcleo de Gestão Socioambiental reúne gerentes de fóruns
“O mais importante foi ter dado esse passo inicial com os gerentes dos Fóruns da Grande João Pessoa, para que eles sejam agentes multiplicadores, trabalhando com ações socioambientais, trazendo para dentro do Fórum essa consciência de melhor uso dos recursos, colaborando com o aperfeiçoamento contínuo do gasto público para tornar perene a gestão sustentável no Tribunal”, afirmou o assessor da diretoria administrativa, Adriano Lima Buriti.
A sustentabilidade vem avançando no Tribunal nos últimos anos. Hoje, os servidores João de Miranda (assessor da Presidência do TJ), Adriano Buriti (assessor da diretoria administrativa e membro do Núcleo) e Cláudio Ataíde (gerente do Telejudiciário e membro da comissão do plano de logística sustentável) estão envidando esforços para apresentarem análises de consumo de vários recursos utilizados no Tribunal e propor ações para o melhor uso, além de metas para alcançar um patamar de eficiência.
Nesta reunião, foram apresentados números indicadores de água, energia e telefonia, de janeiro a junho de 2016, em comparativo com o mesmo período deste ano. Várias ações foram sugeridas para estimular condutas para evitar o desperdício e reduzir o consumo, visando o uso consciente e sustentável dos recursos naturais e bens públicos. Houve também a contribuição de vários gerentes com algumas dicas que serão consolidadas e divulgadas para todos os Fóruns.“Enfatizamos que os recursos discutidos nesta reunião tratam-se apenas de alguns itens do início de um longo trabalho, com o intuito de aprimorar a utilização de todos os demais recursos, a exemplo também do consumo de papel, copos descartáveis, combustível, entre outros”, resumiu Cláudio Ataíde.
Foi lançado um desafio aos gerentes das unidades da grande João Pessoa: “Vamos tentar, nos próximos dois meses, reduzir os indicadores de água e energia elétrica, em, no mínimo, 15%”, disse João de Miranda (assessor da Presidência) ao incentivar os gerentes das unidades participantes, ainda acrescentou o desejo de um encontro maior envolvendo os gerentes dos demais fóruns do Estado.
Participaram da reunião: Omar Gama (Diretor Administrativo do TJ), Gisele Alves (Diretora de Economia e Finanças do TJ), José Freire de Brito (Gerente de Apoio Operacional do TJ), Cláudio Alves de Ataíde (Gerente do Telejudiciário do TJ), Marcial Henrique (Juiz Auxiliar da Presidência do TJ), Aluísio Rodrigues (Gerente do Fórum Cível), Liana Urquiza (Gerente do Fórum Criminal), Ilma Fernandes (Gerente do Fórum de Mangabeira), Maria Wilma Leiros (Gerente do Fórum de Santa Rita), Roberta França (Gerente do Fórum de Bayeux) e Iságoras Lopes (Auxiliar da Gerência do Fórum de Bayeux).