Conteúdo Principal
Publicado em: 15/04/2015 - 18h23 Atualizado em: 19/11/2015 - 18h40 Tags: Planejamento Estratégico, Plano Estratégico

Tribunal de Justiça aprova projeto de resolução do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário

O Planejamento Estratégico é para o período 2015/2020

Sessão do Pleno do Trubunal de Justiça

O Projeto de Resolução que dispõe sobre o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário paraibano para o período 2015/2020 foi aprovado, por unanimidade, pelo Tribunal Pleno, na tarde desta quarta-feira (15). O Plano foi apresentado pelo desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, que destacou o alinhamento do documento à Estratégia Nacional, à Política de Priorização do 1º Grau de jurisdição e aos macro desafios do Judiciário, estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça.

Ainda conforme o desembargador Oswaldo, a construção do Planejamento foi feita nos meses de fevereiro e março e estabeleceu cinco linhas de atuação, entre elas, Orçamento, Infraestrutura, Gestão de Pessoas, Eficiência Operacional e Atuação Institucional. Dos temas, surgiram nove objetivos estratégicos e 21 projetos, elaborados durante reuniões que contaram com a atuação direta de magistrados e servidores.

Ao expor o Plano, o desembargador atentou que a introdução de uma nova cultura baseada no Planejamento é fundamental para a implementação das melhorias em prol do primeiro grau de jurisdição, previstas na Política de Priorização. Ele afirmou também que uma mudança de mentalidade em relação à importância de se planejar já vem sendo trabalhada, a partir do envolvimento dos juízes e servidores na concepção dos projetos.

“Estamos desenvolvendo um trabalho científico, com prazos e objetivos bem definidos”, complementou.

Entre os objetivos presentes no documento estão: aperfeiçoamento da gestão orçamentária, adequação de infraestrutura de Tecnologia da Informação, plano de obras, segurança de servidores e magistrados, capacitações, qualidade de vida no trabalho, racionalização de litígios, aprimoramento da comunicação interna e externa, entre outros.

Ainda na ocasião, o desembargador Oswaldo apontou a importância do Planejamento no bom gerenciamento das atividades. “Sem planejamento, gasta-se muito e gasta-se mal. Com o Planejamento, gasta-se o necessário e de forma correta”, defendeu.

A atuação da Diretoria de Gestão Estratégica do TJPB, conduzida pelo servidor Bruno Oliveira, foi ressaltada pelo desembargador Oswaldo, ao frisar a competência e o trabalho cuidadoso realizado por todos os servidores do setor.

Após aprovação unânime, o presidente do TJPB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, declarou: “A partir de agora, vamos implementar a priorização do 1º grau, onde estão os maiores problemas da Justiça brasileira”.

Por Gabriela Parente

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711