Ditec implanta nova Central de Serviços conforme Estratégia Nacional de Tecnologia do Poder Judiciário
A Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal de Justiça da Paraíba está implantando a nova Central de Serviços de 1º e 2º nível de atendimento remoto e presencial, de acordo com a Resolução 211/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário. Conforme o diretor Giuseppe Guido, o sistema permite um controle maior do gerenciamento das informações. “A Central está em plena atividade desde a segunda semana de novembro e estamos analisando os relatórios das chamadas, atendimentos e solução de problemas”, afirmou.
Formatada nos termos do Ato da Presidência nº 100/2017 e da Resolução nº 211/2015 do CNJ, a nova Central de Serviços proporcionará uma melhor Governança de TI dentro do Tribunal, viabilizando a implantação de processos e procedimentos em conformidade com os principais modelos de boas práticas, tai como: ITIL (Information Technology Infraestructure Library), Cobit (Control Objectives for Information and related Technology), as Normas NBR/ISO 20.000 (Gerenciamento de Serviços de TI) e NBR/ISO 38.500 (Governança Corporativa de TI).
“Atualmente, o gerenciamento de serviços de TI envolve, antes de mais nada, entender as necessidades e expectativas do cliente, e buscar o meio mais apropriado de atendê-las”, pontuou o diretor. Dessa forma, a razão de existir da Central de Serviços é, principalmente, ser o ponto único de contato entre usuários (tanto os que utilizam os produtos da TI quanto a própria equipe). Também proporciona um ambiente favorável para melhoria contínua de processos, identificando os registros entre requisições e incidentes, classificando e categorizando as solicitações e aplicando a solução da maneira mais célere.
“Precisamos enxergar uma organização de TI mais do que um grupo de profissionais especializados executando tarefas técnicas isoladas dentro de suas áreas de expertise, e compreender, com uma visão global, como tudo isso se encaixa, inclusive, com a expectativa do cliente que espera na outra ponta”, explicou o diretor.
A Central de Serviços prestará atendimento a todos os usuários internos e externos diretos ou indiretos do TJPB. O atendimento é realizado via telefones (0800 052 8051 ou (83) 3113-7378), de segunda a sexta das 7h às 19h, de forma ininterrupta, ou pelo portal do TJPB (www.tjpb.jus.br), na página inicial: seção CANAIS DE ATENDIMENTO – SUPORTE DE TI, registrando sua solicitação de forma eletrônica.
Por Gabriella Guedes