Desembargador Luiz Sílvio Ramalho é homenageado pelo TJPB em seu centenário de nascimento
Na ocasião, o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário, fez um resumo biográfico do saudoso desembargador Luiz Sílvio Ramalho(Sênior).
“O desembargador Luiz Silvio Ramalho (Sênior) recebeu inúmeras homenagens do Tribunal de Justiça da Paraíba, uma delas, por minha modesta iniciativa, indicando ao então presidente deste tribunal, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, o seu nome para a Sala de Sessões da 2ª Câmara Cível, aprovado, à unanimidade, pelo Tribunal Pleno. A segunda homenagem foi a colocação de seu nome no frontispício do Fórum da Justiça Estadual da Comarca de Piancó”, lembrou o desembargador Marcos Cavalcanti.
Ele ressaltou que a gestão profícua do homenageado ficou assinalada pela preocupação de dotar as comarcas interioranas de melhores condições para os trabalhos judicantes e serviços auxiliares dos juízes de Direito e Promotores Públicos.
Marcos Cavalcanti aproveitou e estendeu suas homenagens ao também desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior (filho do homenageado), pela passagem de seu aniversário.
A presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, ao falar durante a homenagem, enalteceu, também, os desembargadores que passaram por este tribunal, enfatizando que a Comissão de Cultura e Memória do Tribunal teve uma ideia brilhante em homenageá-los em seu centenário neste ano de 2014.
“Iniciamos as homenagens com o desembargador Luiz Silvio Ramalho, grande magistrado que deixou uma lacuna impreenchível, muito embora o seu filho Luiz Silvio Ramalho Júnior, a exemplo do pai, tem sido uma magistrado de escol”, declarou a presidente.
A chefe do Poder Judiciário continuou seu discurso enaltecendo os valores da pessoa humana. “Nós sabemos que as pessoas são únicas. Quando homenageamos Luiz Sílvio Ramalho (pai), nós trazemos a este Tribunal uma carga de história, de exemplo e de ações empreendidas por aquele cidadão enquanto magistrado e à frente desse Poder Judiciário.”, ressaltou.
Mais adiante ela lembrou ter sido o desembargador Luiz Silvio Ramalho o primeiro magistrado a ter o olhar voltado para os magistrados de 1º Grau, dando meios e condições para trabalhar melhor e de forma mais eficiente.
“Quando nós paramos para homenagear estes homens que fizeram a nossa história e que contribuíram com seu modelo de vida para aperfeiçoar o nosso trabalho, estamos dando um 'mote', para que as futuras gerações se espelhem nos grandes homens na condução de suas vidas”, assegurou.
“É através da historia de grandes vultos que nós podemos construir a nossa própria história”, concluiu a desembargador Fátima Bezerra.
Em seguida, o filho do homenageado, George Suetônio Ramalho, recebeu das mãos da presidente Fátima Bezerra uma placa pelo reconhecimento do Tribunal de Justiça da Paraíba a contribuição dada pelo insigne jurista à Justiça Paraibana.
O desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, filho do homenageado, ao final, agradeceu a todos que prestigiaram e, também, a iniciativa do TJPB. “Muitas vezes as pessoas passam por aqui, e nunca são reconhecidas”. Em seguida, se emocionou ao falar do pai, homem sertanejo, honesto por natureza, de quem nunca se teve notícia de ter praticado um ato sequer que pudesse desabonar a sua conduta. A simples toga não torna o homem honesto ”, afirmou.
Encerrando, foi feita a aposição da foto do desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior na Galeria dos ex-presidentes do Tribunal de Justiça da Paraíba, no hall de entrada do Tribunal Pleno.
Por Clélia Toscano
















