Workshop sobre Gestão de Pessoas e Processos de Trabalho com desembargadores marca cumprimento da Meta 6 pelo TJPB
Terminou, no início da tarde desta sexta-feira (30), o “Treinamento sobre Gestão de Pessoas e Processos de Trabalho” do Poder Judiciário do Estado. Depois dos juízes, analistas, coordenadores e secretários do TJPB terem participado, os resultados do curso foram apresentados aos membros do Tribunal de Justiça da Paraíba. O Workshop ocorreu no Hotel Verde Green, na Capital, sendo coordenado pela Secretaria de Recursos Humanos do TJPB, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento de RH e Programas Especiais (Codes) e Escola Superior da Magistratura (Esma).
O juiz Euler Paulo de Moura Jansen, líder do Projeto Ser Capaz do TJ, fez a abertura dos trabalhos e disse que o objetivo do projeto é o aperfeiçoamento dos magistrados e servidores. Portanto, vai ao encontro do alcance da Meta 6 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), referente ao ano de 2009. “Com o encerramento do treinamento, que foi realizado no Poder Judiciário do Estado, dentro das diretrizes do Projeto Ser Capaz, nós cumprimos a Meta 6, pois conseguimos realizar o curso de Gestão de Pessoas e Processos de Trabalho com 100% dos magistrados paraibanos, analistas e, ainda, com os gestores do Tribunal de Justiça, ou seja, coordenadores e secretários”.
Segundo a coordenadora da Codes, que também faz parte da equipe do Projeto Ser Capaz, Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos, a primeira etapa do treinamento foi realizada com juízes e analistas, profissionais enquadrados na determinação do CNJ. “Devido ao grande sucesso da fase inicial e, após sugestões dos participantes, decidimos levar esse conhecimento aos demais gestores do Tribunal”.
Ainda conforme a coordenadora, uma grande vantagem do treinamento foi “a oportunidade que os gestores tiveram de discutir, de forma conjunta, situações vivenciadas, diariamente, na administração do Tribunal e de cada unidade”.
Os professores de administração Arturo Rodrigues Felinto, da Universidade Federal da Paraíba (Campus I), e Ana Lúcia Carvalho de Souza (da Universidade Estadual da Paraíba e do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê), que ministraram os treinamentos, apresentaram aos desembargadores uma análise da situação detectada na estrutura administrativa do Poder Judiciário do Estado. Os docentes mostraram, ainda, as sugestões dos magistrados, analistas e gestores do Tribunal, em busca de um melhor funcionamento.
De acordo com a professora Ana Lúcia, “foi criado um treinamento interativo, onde as pessoas se relacionavam. Houve uma parte de teoria e uma parte de dinâmica, momento no qual os participantes criavam metas a serem desenvolvidas em benefício do cumprimento da missão do TJPB”.
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, ressaltou a importância da participação dos desembargadores no encerramento do Workshop. “Foi uma oportunidade para que os membros da Corte tomassem conhecimento de todo o trabalho desenvolvido a nível de Estado”, disse.
O desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, que participou da apresentação dos resultados dos treinamentos, disse que a partir de agora se pode observar e detectar quais devem ser as prioridades a serem enfrentadas pelo Tribunal de Justiça, para possibilitar uma melhor prestação jurisdicional ao povo paraibano.
Já o desembargador Leôncio Teixeira Câmara observou que para o Tribunal atingir o seu objetivo estratégico é preciso a participação de todos os envolvidos nesse processo.
Treinamentos - A comarca de Sousa, de 2ª entrância, foi a primeira unidade judiciária do Estado a receber, no mês de abril, o curso sobre Gestão de Pessoas e Processos de Trabalho. Em seguida, vieram as comarcas de Patos, Campina Grande e João Pessoa, com uma turma nas primeira e segunda comarcas; duas turmas em Campina Grande e seis na Capital.
Projeto Ser Capaz- É um dos que compõem o Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça da Paraíba. Este foi elaborado em cumprimento a Resolução n.º 70 do CNJ, com a finalidade de concretizar a Justiça, por meio de uma prestação jurisdicional acessível, célere e efetiva.
Também fazem parte da equipe do Projeto Ser Capaz o secretário de RH do Tribunal, Romero Cavalcanti; e a coordenadora acadêmica da Escola Superior da Magistratura (Esma), Maria de Fátima Pessoa Viana.
Novas iniciativas- A equipe do Projeto Ser Capaz já está empenhada para o cumprimento da Meta 8/2010, do Conselho Nacional de Justiça, estabelecida durante o 3º Encontro Nacional do Judiciário, ocorrido em fevereiro deste ano, do qual participou os dirigentes de todos os segmentos do Sistema de Justiça brasileiro.
O juiz Euler Jansen informou que já estão sendo finalizados os preparativos pedagógicos para a realização do curso de capacitação em Administração Judiciária, com carga horária de 40 horas, destinado a 50% dos magistrados paraibanos, conforme determina a Meta 8. “O processo para a contratação dos profissionais, que ministração as aulas, já está tramitando”, informou.
Por Marcus Vinícius Leite e Cristiane Rodrigues











