Aperfeiçoamento: servidores e seguranças da Comarca de Pocinhos passam por reciclagem do Acesso Seguro
Mais uma Comarca do Poder Judiciário passa por reciclagem online do Projeto Acesso Seguro. A capacitação virtual foi realizada, nessa terça-feira (3), envolvendo servidores, agentes de segurança e um policial militar que atuam na Comarca de Pocinhos. O treinamento acontece com unidades onde estão instalados os equipamentos de identificação do sistema “Visit”, como forma de aperfeiçoamento do serviço.
Durante a reciclagem os participantes recebem orientações sobre o projeto; a funcionalidade do Mobiliário (Recepção, Cabine blindada, Armário e Caixa de Areia); demonstração por slide do ingresso de um visitante nos fóruns; a forma correta para desmuniciamento de armas; informações gerais sobre a Resolução 11/2017 (normas para o acesso de usuário armado) e a condução adequada na detecção de mandado de prisão pelo software de controle de acesso “Visit”. Além disso, eles também são capacitados em Procedimentos de abordagem, Normas de segurança, Relação Interpessoal e Posicionamento e Postura do Agente de Segurança.
“Os trabalhos seguem orientações do Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Benevides, da Comissão de Segurança e da Gestão do Acesso Seguro, no sentido de reforçar a qualidade do trabalho desempenhado pelos agentes de segurança e servidores. O aperfeiçoamento contínuo propicia melhoria substancial da segurança no ambiente de trabalho e na prestação do serviço ao jurisdicionado”, explicou o coordenador do projeto e ministrante da formação, Jardel Rufino, informando as próximas Comarcas que receberão o treinamento: São José de Piranhas, Areia, Alagoinha e Cabedelo.
A gerente do Fórum da Comarca de Pocinhos, Íris de Ana Gomes Apolinário disse ter sido muito interessante e proveitosa a reciclagem. Ela acrescentou estarem satisfeitos, agradecendo e parabenizando o servidor Jardel Rufino pelos relevantes esclarecimentos transmitidos. “O funcionamento do Acesso Seguro aqui na Comarca melhorou bastante a questão da segurança, tanto para o jurisdicionado, como para magistrados, servidores, Ministério Público, advogados, pois temos o controle, por meio da identificação, das pessoas que adentram as dependências do Fórum”, disse.
O projeto Acesso Seguro utiliza procedimentos de identificação, inspeção de segurança, submissão ao aparelho detector de metais e utilização de crachás de identificação para usuários que acessam os prédios do Poder Judiciário estadual. Integra o planejamento estratégico do TJPB e tem por referência a Resolução nº 291/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário e a Resolução nº 11/2017 do TJPB. É apoiado pela Comissão Permanente de Segurança do TJPB, presidida pelo Desembargador Joás de Brito Pereira Filho, tendo como coordenador-adjunto, o juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Marques. Além disso, tem como gestora a magistrada Michelini Jatobá, juíza auxiliar da vice-Presidência.
Por Lila Santos