TJPB celebra nesta sexta os 160 anos de nascimento de Epitácio Pessoa
Nesta sexta-feira (23), o Tribunal de Justiça da Paraíba vai celebrar os 160 anos de nascimento do magistrado, diplomata, professor universitário, jurista e político brasileiro que chegou à Presidência da República, Epitácio Pessoa.
O ilustre paraibano, natural de Umbuzeiro, figura entre as grandes personalidades históricas do Brasil por ter ocupado relevantes cargos de todos os Poderes da República e construído um legado que ainda hoje é lembrado e respeitado.
Na primeira etapa das comemorações, haverá uma conferência proferida pela desembargadora federal Margarida Cantarelli, às 10h, na Sala de Sessões do Pleno do TJPB, na Capital paraibana.
O evento é uma iniciativa da Presidência do TJPB e da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário estadual, esta última, presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.
O Palácio da Justiça do TJPB abriga, hoje, o Museu e Cripta de Epitácio Pessoa - um espaço que conta a história, expõe fotografias, documentos e objetos que pertenceram a Epitácio Pessoa e sua esposa Mary Sayão Pessoa. Também no local repousam os restos mortais do paraibano homenageado, desde 1965.
O recinto é uma fonte de pesquisas, estudos e reflexões para historiadores, estudantes, professores e demais interessados na História da Paraíba e do Brasil. O local é aberto à visitação e tem recebido escolas com frequência, mediante agendamento.
Com uma trajetória marcada pela dedicação ao país, Epitácio Pessoa foi presidente do Brasil, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), procurador-geral da República, senador e juiz na então Corte Permanente de Justiça Internacional. Morreu em 13 de fevereiro de 1942, na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro.
Por Gabriela Parente
Imagem: Ednaldo Araújo