Conteúdo Principal
Publicado em: 10/10/2025 - 17h13 Atualizado em: 10/10/2025 - 19h20 Tags: Lino, Laboratório, inagauguração, Lynaldo Cavalcanti

Tribunal de Justiça da Paraíba inaugura Laboratório de Inovação Lynaldo Cavalcanti 

Foto do laboratório de inovação Lyno
Fred Coutinho discursou durante inauguração do Laboratório

Com o propósito de incentivar e criar um espaço de ideias, experimentação, e criatividade, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, inaugurou o ‘Laboratório de Inovação Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque (Lyno). A solenidade aconteceu, nesta sexta-feira (10), na Escola Superior da Magistratura (Esma), em João Pessoa, local onde está instalado o laboratório. 

O evento contou com a presença de vários magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário estadual e do filho do homenageado, Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque Filho.

“O Tribunal faz uma justa homenagem ao professor Lynaldo Cavalcanti, uma verdadeira referência na área da inovação nacional. É com satisfação que estamos inaugurando este Laboratório, um lugar que reconhece o valor do passado, trabalha o presente e projeta o futuro do Poder Judiciário estadual”, comentou Fred Coutinho. 

O Laboratório de Inovação ‘Lynaldo Cavalcanti’ foi instituído pelo Ato/TJPB nº 137/2025, com a finalidade de fomentar e gerenciar iniciativas inovadoras, visando à modernização, eficiência e melhoria contínua dos processos administrativos e judiciais. 

Na solenidade, a diretora adjunta da Esma-PB, juíza Antonieta Lúcia Maroja Arcoverde Nóbrega, representou o diretor da Escola, desembargador Joás de Brito Pereira Filho. Segundo a magistrada, “a Esma tenta levar as pessoas a todo o todas áreas do conhecimento e inspirar, verdadeiramente, a elaboração de um saber que possa transformar e que possa fazer da Justiça, em um lugar de acolhimento e de transformação, para que a gente tenha uma sociedade muito melhor e muito mais pacífica. O Laboratório vem para somar, dentro dessa proposta”, disse.

Foto do juiz Jeremias Melo
Juiz Jeremias Melo

Para o coordenador do ‘Laboratório de Inovação Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, juiz Jeremias de Cassio Carneiro de Melo, o Laboratório é nesse ambiente de horizontalidade, de criatividade, de pensar futuro, de resolver problemas do presente, com todos os atores envolvidos, seja servidores, juízes e a sociedade. 

“É aqui o final dessa tríplice aliança da inovação, que envolve a academia, setor público e setor produtivo. O Laboratório à Diretoria de Governância e Gestão Estratégica do Tribunal, que foi reestruturada na gestão de Barra da Alfredo, que não tinha, na verdade, a Governância e Estratégica e está dividida em duas partes: a Gerência de Dados e a Gerência de Planejamento de Projetos. Dentro dessa última Gerência, está a Coordenação de Inovação, da qual fazemos parte”, comentou o juiz.

-
Bruno Emmanuel

Já o diretor de Governança Estratégia e Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça da Paraíba, Bruno Emmanuel Medeiros de Oliveira, destacou que o Poder Judiciário estadual  está dando um salto para o futuro, seguindo as boas práticas de outros tribunais e uma determinação do oficial do Conselho Nacional de Justiça (STF). “Estamos, hoje, inaugurando o nosso laboratório e, ao mesmo tempo, resgatando a memória do professor Lynaldo Calvalcanti, um baluarte da ciência, tecnologia e inovação. A partir de hoje, nos colocamos à disposição de toda a estrutura Tribunal em um ambiente para ser tratadas novas ideias”, destacou.

Filho do homenageado – Dentro da programação de Inauguração do ‘Laboratório Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque’, o TJPB entregou uma placa ao filho do professor. Ao receber a homenagem das mãos do presidente do Tribunal, o agropecuarista Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque Filho, disse: “meu pai foi dedicado por muito tempo ao estudo, na verdade toda a vida dele. Desde de novo, ele começou a estudar em Campina Grande. Quero deixar meus sinceros agradecimentos ao Tribunal de Justiça da Paraíba, por essa grande homenagem”, pontuou.

Documentário –Também foi exibido um minidocumentário produzido pela Gerência de Comunicação (Gecom) do Tribunal de Justiça da Paraíba. O material resgata a trajetória de Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, que nasceu em Campina Grande, em 8 de dezembro de 1932 e foi considerado uma referência no setor de Ciência, Tecnologia e Inovação no país. Ele morreu em 2011, em Brasília.


Por Fernando Patriota

Fotos: Ednaldo Araújo

 

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711