CNJ quer ouvir opinião de quem precisou dos serviços da Justiça; consulta vai até 14 de novembro
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou uma nova pesquisa a nível de Brasil. A iniciativa tem como objetivo reunir a percepção de cidadãos e usuários operadores do direito que tenham acessado os serviços jurisdicionais nos últimos cinco anos. Dentre eles, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público.
A consulta, aberta no dia 14 de outubro próximo passado, estará aberta até o dia 14 de novembro de 2025. As pessoas interessadas em participar podem fazê-lo por meio link: https://formularios.cnj.jus.br/pesquisa-sobre-percepcao-e-avaliacao-do-poder-judiciario-brasileiro/
De acordo com o CNJ, mesmo com os avanços tecnológicos e institucionais do Poder Judiciário nos últimos anos, alguns desafios ainda permanecem. E a solução desses problemas seria, justamente, a escuta social, proporcionando maior transparência e aprimoramento na prática da justiça no território nacional.
Para participar do levantamento, os formulários estão disponíveis de forma on-line, no site próprio da CNJ. Por se tratarem de respostas rápidas e anônimas, o preenchimento leva poucos minutos, facilitando o envio de cada tópico.
Em suma, a nova pesquisa do CNJ é tida como uma oportunidade para que a sociedade participe ativamente da avaliação do sistema de Justiça. Ao dar voz a quem utiliza ou precisou do Judiciário nos últimos cinco anos, o órgão está seguro que as melhorias ficarão mais alinhadas com as necessidades reais.
Por Gabriel Lacerda (estagiário)




